Domenicali diz que F1 “recebeu garantias” de segurança em Jedá

Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1, disse na tarde desta sexta-feira (25) que a categoria recebeu garantias do governo da Arábia Saudita de que a realização da etapa no circuito de Jedá transcorrerá em segurança. A afirmação se deu após uma refinaria da Aramco, petroleira estatal saudita, ser atingida por um míssil disparado por Houthis, um grupo rebelde do Yemen.

O ataque foi feito no intervalo entre a primeira e a segunda atividade livre em Jedá, e a fumaça do incêndio provocado pelo míssil que atingiu a refinaria podia ser vista do circuito urbano. Duas reuniões envolvendo chefes de equipe, pilotos e representantes da categoria foram realizadas, uma entre os treinos, e outra, após as atividades do dia, onde foi definido seguir com a programação do final de semana.

“Fizemos uma reunião com os pilotos e os Team Principals, juntamente com a máxima autoridade da ASM saudita, com o Príncipe, o Ministro dos Esportes e o presidente da ASM saudita, com o presidente da FIA. Recebemos todas as garantias de que a segurança do país vem primeiro. Não importa a situação, a segurança tem que ser garantida”, disse Domenicali.

“Eles estão aqui com suas famílias, por isso têm todos os sistemas para proteger esta área, o mesmo com o lugar para onde estamos indo. Portanto, temos que confiar nas autoridades locais a esse respeito e, portanto, é claro, vamos em frente com o evento”, completou o principal dirigente da categoria máxima do esporte a motor mundial.

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem também participou das reuniões. Segundo o dirigente, o circuito montado em Jedá não é um alvo dos mísseis, e que, desta maneira, não há razão para se interromper a programação do final de semana do Grande Prêmio da Arábia Saudita.

“Tivemos reuniões com oficiais de segurança de alto nível, tivemos reuniões com os Chefes de Equipe, tivemos reuniões com os motoristas e, pergunto: a quem eles estão alvejando? Eles estão visando a companhia petrolífera, não o civil e não, é claro, o evento. É claro que tivemos garantias de alto nível, este é um lugar seguro, todo o lugar estará seguro e vamos continuar correndo”, disse.

Com certeza todas as famílias estão aqui, estamos apenas olhando para frente, mas com a garantia de que nada vai acontecer



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.