Crawford aponta 2027 como sua melhor chance de chegar à F1

Jak Crawford, vice-campeão da Fórmula 2 em 2025, afirmou que a temporada de 2027, será sua principal oportunidade para garantir uma vaga na Fórmula 1. Após dois anos como piloto de testes na Aston Martin, o texano não conseguiu uma vaga como titular para 2026, com a equipe mantendo Fernando Alonso e Lance Stroll em sua formação. Apesar disso, Crawford mantém a esperança de uma futura promoção, semelhante ao caminho seguido por outros jovens pilotos.

“Eu acho que 2027 é minha oportunidade mais próxima”, afirmou Crawford durante o final de semana do GP de Las Vegas em 2025. “Espero continuar relevante até lá, depois de um ano fora das corridas na F2, terminando bem, e estando no paddock de todas as corridas da F1 em 2026. Acho que é bom estar por perto, manter seu nome na boca das pessoas, e as pessoas te veem. Então, 2027 é minha melhor chance de conquistar uma vaga”, disse ele.

Embora tenha conversado com a Cadillac, Crawford não teve chance de competir por uma vaga contra veteranos como Sergio Perez e Valtteri Bottas. Como parte de sua função como piloto reserva, o norte-americano estará em uma temporada sem corridas, mas com o foco total no programa de F1 da Aston Martin.

Jak Crawford (USA) Aston Martin F1 Team AMR25 Development Driver.
Foto: XPB Images

Crawford expressou que, apesar da preocupação natural de muitos pilotos de testes sobre a dificuldade de garantir uma vaga na F1, ele não se sente desanimado: “É claro que sempre há uma preocupação, pois é o sonho de todos, mas se eu fizer um bom trabalho em minha função atual, acredito que surgirão oportunidades no futuro”.

O texano também acredita que, mesmo sem correr em 2026, sua preparação para a F1 não será prejudicada: “Eu já fiz vários testes com carros antigos de F1 com a Aston Martin e tenho mais testes marcados para este ano. Isso me mantém bem preparado”, acrescentou.

Ao olhar para o futuro, Crawford se sente confiante no seu nível de desempenho, ressaltando que qualquer aprendizado adicional virá com o tempo, seja no simulador, com os testes ou participando de corridas: “Acho que estou em um bom nível, especialmente nas minhas corridas. Então, tudo o que vier depois disso será uma questão de aprendizado”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.