David Coulthard comentou que as dificuldades que Lewis Hamilton está passando na Ferrari seria um sinal de que já passou seu auge na Fórmula 1.
Coulthard não acredita na desculpa de Hamilton de que o SF-25 seja um “alienígena” para ele, afinal, “uma unidade de potência é uma unidade de potência, downforce é downforce”
“Então a pergunta é, e eu vou dizer, ele já passou do seu pico?,” questionou ele.
Após 12 temporadas correndo pela equipe Mercedes, Hamilton enfrentou um novo desafio de correr pela Ferrari na Fórmula 1. No entanto, seu ano de estreia na equipe italiana tem sido complicada, o heptacampeão não apenas precisou se adaptar a uma nova cultura, mas também precisou aprender sobre o carro e a unidade de potência.
“No fim das contas, é um estilo de pilotagem meio alienígena, com um carro com o qual eu não estou 100% confortável,” afirmou Hamilton.
“Acho que o que está claro para mim é que, olha, eu venho pilotando este carro o ano todo, mas nos meus anos anteriores, eu fazia parte de um carro que você vai evoluindo com o tempo. Você fica confortável com ele e conhece o estilo de pilotagem de dentro para fora. Este ano, estou chegando à pista e tendo que aplicar esse novo estilo de pilotagem que ainda é alienígena para mim. Não parece natural,” acrescentou.
Esse é um discurso que o britânico vem repetindo durante toda a temporada, declarando no GP da Austrália, abertura do campeonato, que a Ferrari é “simplesmente diferente, muito diferente” e que ele está “ajustando meu estilo de pilotagem aos poucos”.
No entanto, Coulthard questionou se isso não seria apenas uma desculpa para um piloto que já passou do seu auge no esporte.
“Bem, o velho clichê é que quando não chove, cai o mundo sobre você”, disse ele sobre os problemas de Hamilton. “Parece que, após o fim da sua trajetória na Mercedes ao lado do George, ele perdeu seu mojo lá.
“Esperávamos que ele redescobrisse isso na Ferrari, fosse energizado pela força da torcida Tifosi, mas simplesmente não deu certo.
“E isso não é questão de opinião, porque sei que haverá pessoas em casa dizendo: ‘como você ousa dizer algo negativo sobre Lewis Hamilton?’ O cara é brilhante, e sempre foi brilhante, mas você é julgado em comparação ao seu companheiro de equipe, e esse é o único ponto que o separa agora de um grande resultado. Ele precisa consistentemente ficar à frente de Charles,” concluiu.
Lewis Hamilton está 46 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, no campeonato. E a Ferrari, que ainda não venceu um Grande Prêmio nesta temporada, está em segundo no campeonato de construtores após Monza, com 280 pontos, 20 à frente da Mercedes.
