Como a imagem de Max Verstappen mudou para os brasileiros nos últimos anos

De um dos pilotos mais criticados para um dos mais amados do grid da Fórmula 1. Essa foi a transformação da imagem de Max Verstappen para o público brasileiro. E isso foi possível sentir de perto pela euforia das arquibancadas de Interlagos.

Verstappen saiu da última colocação para subir no pódio em terceiro lugar neste domingo em São Paulo. Ao final da corrida, o público que invadiu a reta dos boxes entoou algumas vezes a já tradicional música em homenagem ao holandês: “Tu-tu-du-du Max Verstappen”, algo que parecia impensável no Brasil alguns anos atrás.

Mas o que explicaria essa mudança com o passar dos últimos anos? Não existe apenas um motivo específico, porém diversos fatores contribuíram para essa transformação da imagem do holandês.

Kelly Piquet

A proximidade de Verstappen com os brasileiros começou a se transformar por conta da relação do piloto da Red Bull com a filha de Nelson Piquet. O casal iniciou o romance em 2020 e em maio de 2025 receberam a chegada da filha Lily.

Queda da rivalidade com Hamilton

A rivalidade entre Verstappen e Lewis Hamilton foi muito acirrada por diversos anos, tendo seu ápice em 2021, e a proximidade do britânico com os brasileiros por conta de sua idolatria por Ayrton Senna acabava deixando Verstappen como se fosse uma espécie de “Alain Prost moderno” e de maior rival dos brasileiros. Com a ida de Hamilton para a Ferrari e a queda de performance do britânico, as disputas entre eles estão mais raras de serem vistas.

Como a imagem de Max Verstappen mudou para os brasileiros nos últimos anos
Foto: Serjão Soares /RF1

Drive to Survive

A série Drive to Survive da Netflix trouxe uma proximidade maior de todos os pilotos para o público de um modo geral, mas Verstappen, que tinha uma personalidade um pouco mais introspectiva quando chegou na F1, foi um dos que mais se beneficiou em transmitir ao público a sua visão sobre os acontecimentos na categoria e demonstrando um carisma que parecia escondido em seus primeiros anos na F1.

Férias no Brasil

O relacionamento de Kelly e Verstappen também proporcionou ao holandês a se sentir mais próximo dos brasileiros. Max tem visitado o País com mais frequência nos últimos anos, inclusive passando Natal e outras festividades no Brasil. Verstappen já foi visto dentro de uma Kombi de Nelson Piquet, correndo de kart em Brasília e passeando pelos Lençóis Maranhenses.

Como a imagem de Max Verstappen mudou para os brasileiros nos últimos anos
Foto: Serjão Soares /RF1

Tetracampeonato mundial

Mesmo após a conquista de seu primeiro título, Verstappen ainda recebia diversas críticas, principalmente por ser um jovem piloto que tinha arrojo, mas vez ou outra cometia erros sem medir as consequências. Atualmente com quatro conquistas mundiais no currículo, o holandês está mais do que estabelecido como ídolo na categoria e nos últimos anos não teve companheiro que chegasse perto de seu número de pontos. Quaisquer críticas que cheguem na Red Bull acabam caindo para cima do carro ou da equipe, mas quase nunca sobre o holandês.

Amizade com Bortoleto

Amigos de simulador, Verstappen e Gabriel Bortoleto são sempre vistos conversando pelo paddock da F1. Essa parceria com o brasileiro que faz seu ano de estreia na categoria também tem passado uma imagem de como o holandês tem se preocupado em oferecer dicas e conselhos para o piloto da Sauber, ajudando o brasileiro a superar o desafio da primeira temporada na categoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.