A Fórmula 1 anunciou hoje que vai correr ainda nesta temporada no Catar, com o final de semana do GP ocorrendo de 19 a 21 de novembro.
Embora não tenha um lugar no calendário da F1 em 2022, devido à Copa do Mundo de futebol da FIFA, ele retornará no ano seguinte para dar início a um contrato de 10 anos.
Na atual temporada a categoria vai correr no Circuito Internacional de Losail. Construído em 2004, o circuito de 5,4 quilômetros fica fora da cidade de Losail. A localidade mais próxima é Doha, a capital do Catar, à qual Losail está efetivamente ligada em uma série contínua de desenvolvimentos.
Situada no deserto, Losail está em terras do Golfo Pérsico. Quando a F1 chegar, em novembro, as temperaturas devem ser relativamente baixas, em torno de 26°C como máxima, embora a umidade deva ser mantida razoavelmente alta devido à sua proximidade com o mar.
O circuito conta com iluminação completa para corridas noturnas. Embora as temperaturas devam ser baixas o suficiente para a F1 correr durante o dia, espera-se que a iluminação seja aproveitada este ano. Como é o caso de outras corridas na região, no Bahrein e em Abu Dhabi, um horário de largada mais tarde se adequa melhor aos horários da televisão europeia.
Losail é uma pista mais para motos, que recebe regularmente etapas da MotoGP. Na sua primeira prova em 2004, Valentino Rossi foi penalizado quando a sua equipe foi flagrada limpando a sua posição no grid ao usar uma scooter para colocar borracha na sua posição de largada, devido às condições de areia da pista (o rival Max Biaggi recebeu a mesma penalidade por um infração semelhante).
Como era de se esperar, Losail costuma estar empoeirada e seco. Em 2018, a MotoGP testou a pista com aspersores de água, criando artificialmente uma pista molhada, algo que Bernie Ecclestone sugeriu uma vez que poderia ser feito para animar a F1. Embora o experimento não tenha sido repetido em condições de corrida, os pilotos concordaram que a pista era utilizável no molhado e sob os holofotes.
Poucas categorias importantes de carro fizeram etapas nessa pista, mas é esperado que a Fórmula 1 se aproveite bem das rápidas curvas do circuito.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
