Em uma entrevista, o chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, comparou a série de imperfeições de Fernando Alonso nesta temporada à do ex-piloto Takuma Sato na F1.
O bicampeão mundial afirma que perdeu de 60 a 70 pontos na primeira metade da temporada devido a uma série de problemas enfrentados. Apesar dos problemas, Alonso conta que está em seu melhor nível há 10 anos, quando pilotava pela Ferrari e esteve perto de conquistar um terceiro campeonato.
Perguntado se ele havia encontrado um episódio semelhante no passado, quando o desempenho e o resultado eram tão díspares, Szafnauer lembrou a situação de Sato, na antiga equipe BAR-Honda. “Takuma Sato em meados dos anos 2000 (2004, quando era companheiro de equipe) com Jenson Button”.
Na época, Szafnauer era vice-presidente da Honda Racing Developments e lembrou os desafios que o piloto japonês enfrentou. “Tivemos tantas falhas de motor com a Honda (quatro em cinco corridas) quando ele estava em posições de pontuação e era sempre ele, então sim, eu vi isto”.
“Não que estejamos falhando com Alonso. Há várias razões pelas quais ele não tem marcado pontos. Lembro-me de Mick Schumacher batendo nele no GP da Emilia Romagna e o sidepod se soltando (e levando o abandono após oito voltas)”, disse Szafnauer.
Apesar dos problemas, Szafnauer não vê questões como as que ocorreram na Áustria tendo qualquer tipo de influência em uma possível renovação de contrato com Alonso. “Quando são coisas assim, pode acontecer com qualquer um. E não acho que seja um problema da Alpine. Todas as indicações são de que a ECU falhou”.
“Não é algo que projetamos ou fazemos, é algo que compramos. Ele falhou em um carro Alpine por causa de onde está no carro, a instalação ou algo assim? Duvido. Mas precisamos descobrir por que falhou e a causa raiz”, concluiu o chefe da equipe francesa.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
