O CEO da McLaren, Zak Brown, deu crédito à Liberty Media por ‘desvendar o valor’ da Fórmula 1 após prever valores de equipes de bilhões de dólares. Em 2017, a Liberty Media concluiu a aquisição da F1 e, nos anos seguintes, o esporte passou por um período de mudanças.
Uma das mais importantes mudanças foi o limite de orçamento de 145 milhões de dólares. Ele foi introduzido este ano, um limite que será reduzido nos próximos anos. A mudança simultaneamente evitou e protegeu as equipes de gastos excessivos, ao mesmo tempo em que criava um jogo mais nivelado.
Com Dorilton Capital adquirindo recentemente a Williams e MSP Sports Capital tendo uma pequena participação na McLaren desde que o limite foi anunciado, Brown explicou a importância da Liberty Media na categoria. “Com o Liberty chegando, houve uma mudança na guarda”.
“Eles são investidores em esportes entre os que investem em muitos negócios, reconhecem aqui este enorme esporte global com alguma nova governança, nova estrutura e nova liderança, e eles poderiam realmente revelar o valor potencial do esporte. Chase (Carey) fez um ótimo trabalho e fez exatamente o que a Liberty queria, que era pegar o esporte e prepará-lo para o futuro”, disse Brown.
Ao longo dos anos, as equipes de fabricantes foram contratadas e muitas vezes superadas por investidores. Na verdade, tanto a McLaren quanto a Williams começaram como equipes privadas, ambas mantendo os nomes de seus fundadores, Bruce McLaren e Frank Williams.
“O esporte começou com empreendedores, depois vieram os investidores. Acho que ainda existe, com muitos desses investidores esportivos, riquezas individuais que se juntam para criar fundos e coisas dessa natureza, para seguir em frente e investir nessas equipes. Acho que a rede nunca foi tão saudável”, afirmou Brown.
O CEO ressaltou que todas as equipes estão financeiramente saudáveis atualmente. “Todas as dez equipes são organizações extremamente saudáveis que pertencem as pessoas que têm a capacidade de ver através de suas equipes de Fórmula 1, e esse é um ótimo lugar para se praticar o esporte”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
