Brundle defende nova era da F1 após críticas aos regulamentos 2026

A grande mudança técnica da Fórmula 1 em 2026 resultou em um debate sobre a identidade da categoria. Porém, o ex-piloto Martin Brundle saiu em defesa da nova fase do esporte, afirmando que os processos que serão implantados agora, como o gerenciamento de energia, sempre fizeram parte da categoria.

Com o fim do MGU-H e a ampliação do MGU-K para 120 para 350 kW, os pilotos terão que levantar o pé e “planar” para garantir o uso ideal da bateria e extrair o máximo de desempenho do carro. A recuperação de energia também ganhou maior importância, cabendo aos pilotos decidir quando utilizá-la, principalmente nos momentos de ultrapassagens.

“Se você vai acelerar ao máximo por muito tempo, precisa proteger as coisas”, afirmou Brundle.”Sempre foi a mesma coisa, seja com Sterling [Moss] e [Juan Manuel] Fangio no passado, ou Jackie [Stewart], Graham [Hill] e Jim [Clark]. Naquela época, eram os dentes dos engates, os semieixos, as juntas universais, as caixas de câmbio em geral, os motores, a suspensão e os terminais esféricos.”

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

O britânico também mencionou sua experiência nos anos 1980 e 1990. “Nós estávamos sempre cuidando da embreagem e do motor. Estávamos sempre protegendo alguma coisa.” Brundle lembrou ainda os tempos dos turbos dos anos 80: “Mesmo nos tempos temíveis dos turbos dos anos 80, tínhamos 220 litros de combustível e estávamos levantando o pé e planando brutalmente durante toda a corrida, porque essa era a única maneira de chegar ao final com algum tipo de desempenho ou combustível restante.”

Para concluir, ele citou um episódio marcante da carreira. “Eu fiquei sem combustível uma vez, indo para a linha de chegada, e perdi o terceiro lugar em Adelaide porque não fui cuidadoso o suficiente com isso. Então, você sempre teve que proteger algo ao longo do caminho. Os pneus são um bom exemplo, especialmente hoje em dia.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.