Tudo aconteceu em fevereiro de 2022. Foi nesse mês que a equipe BWT Alpine F1 anunciou uma parceria bem irreverente. Ela conta com a ajuda da Binance para lançar um Fan Token. Isto pode parecer um nome complicado, mas se ainda não está a par do aconteceu, vai ficar. Basta ler o artigo até ao final.
De forma muito resumida e simples, qualquer fã que compre um daqueles tokens, pode ter um voto na matéria e decidir coisas sobre a equipe. Pode até ter acesso a experiências exclusivas. Mas vamos aprofundar um pouco, pelo que, se quiser perceber como funciona, se está a correr bem ou mal, e qual o impacto, venha daí!
O que é o ALPINE?
Batizada em homenagem à equipa de corridas F1, a ALPINE foi inicialmente lançada no Binance Launchpad em fevereiro de 2022 como o terceiro projeto Fan Token Launchpad da Binance. Contou com mais de 126 mil participantes. Se ainda não sabe, a Binance é uma exchange que permite, entre outras coisas, ter uma wallet, comprar bitcoin, ver o preço do bitcoin dolar. Na verdade, é a exchange mais reputada do mundo.
E isso deve-se também a ações como a que abordamos neste artigo. Isto porque foram pioneiros na F1 neste tipo de envolvimento com os fãs. Mais recentemente, em 2023, lançou também os “Alpine Race Collectibles”, e para cada GP foram disponibilizados 6000 colecionáveis digitais para detentores de Alpine.
O que podem fazer os tokens ALPINE?
Os detentores de tokens ALPINE podem participar em votações relacionadas com o envolvimento dos fãs na plataforma Binance Fan Token. Estas votações permitem que os utilizadores influenciem determinadas decisões da equipa que apoiam. As votações anteriores incluíram a escolha da camisola Alpine Esports de 2022, utilizada por pilotos como Nicolas Longuet, e a escolha da pintura e do circuito da Binance Alpine Esports utilizados no simulador da equipa.
Os detentores puderam ainda colecionar a exclusiva Caixa Misteriosa Slipstream into the Future, disponível em troca de 3 ALPINE. Esta Caixa Misteriosa incluía uma série de pósteres para colecionar, permitindo aos detentores fazerem posteriormente staking no NFT PowerStation para obter recompensas exclusivas.
Os detentores de tokens ALPINE têm também acesso a outras formas de interação com a equipa BWT Alpine F1 na plataforma Binance Fan Token, incluindo a receção de produtos autografados, encontros com os pilotos da equipa e outros eventos para fãs.
Além das oportunidades de envolvimento e votação, os detentores também podem fazer staking de ALPINE na NFT PowerStation. Através do staking, poderão aceder a itens colecionáveis digitais e recompensas para fãs.
No futuro, os detentores de tokens ALPINE poderão também aceder a diversas funcionalidades de gamificação na plataforma Binance Fan Token. Um recurso de doação, no qual os detentores de tokens ALPINE poderão doar diretamente à equipa em troca de um selo de Prova de Lealdade, também está em desenvolvimento.
O ALPINE pode ser acedido tanto pela base de fãs da equipa BWT Alpine F1 como pela base de utilizadores da Binance em geral. Assim, o ALPINE pode ser retirado da Binance como outros tokens BEP-20.
O pico que o levou aos 6 dólares
No dia 27 de setembro, o token Alpine F1 Team Fan Token apresentou um dos maiores máximos recentes no mercado de criptomoedas. O preço do token subiu mais de 190% num período de 24 horas, passando de mínimos de cerca de 2,12 dólares para atingir um pico intradiário de aproximadamente 6,13 dólares. Após este movimento explosivo, o token consolidou-se perto da marca dos 5 dólares, sugerindo alguma estabilização após a rápida ascensão.
No entanto, não passou de uma subida e descida muito repentina. Ao dia de hoje, 1 de novembro, o token está valorizado em torno dos 0.75 dólares. Como qualquer token, as mudanças podem ser bruscas. Neste caso em particular, a crescente valorização de setembro/outubro do token ALPINE ocorre no meio do anúncio de uma nova iniciativa de blockchain para a equipa de Fórmula 1 da Alpine.
Impacto da ação de marketing
O site da Binance Academy menciona que a base de fãs digitais da equipa BWT Alpine F1 ultrapassa atualmente os 6 milhões nas plataformas de redes sociais. Números impressionantes que mostram que ações de marketing digital feitas com as empresas e targets certo podem ter grande impacto.
Já este ano, em Janeiro, dentro da mesma plataforma foi dada a oportunidade dos fãs criarem o design do capacete de Pierre Gasly. Não há dados sobre o número de pessoas que tentaram a sua sorte, mas o vencedor teve também a oportunidade de se encontrar virtualmente com o piloto. Curiosidade? O vencedor foi um fã brasileiro.
A parceria entre a Alpine F1 e a Binance Fan Token mostra como a combinação de desporto e tecnologia pode criar novas formas de envolvimento dos fãs. Os tokens ALPINE permitem votar, colecionar itens exclusivos e interagir diretamente com a equipa, embora o valor do token seja volátil. No geral, é um exemplo de marketing inovador que fortalece a ligação entre a equipa e a sua comunidade global de fãs.
