Alonso descarta ideia de corridas mais curtas na Fórmula 1

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está buscando melhorar a experiência para o público na Fórmula 1. Entre as propostas em discussão está a inclusão de mais corridas em formato Sprint, grid invertido e corridas mais curtas nos Grandes Prêmios.

No entanto, o bicampeão mundial da Fórmula 1, Fernando Alonso, é totalmente contra a ideia de corridas mais curtas na categoria principal do automobilismo.

“Eu estarei na frente da TV quando isso acontecer,” brincou o piloto da Aston Martin de 44 anos antes do Grande Prêmio da Itália em Monza. “Não acho que seja um problema do esporte.

“As partidas de futebol são um pouco longas. Quando estou sentado na frente da TV, não assisto os 90 minutos concentrado. Vou para a cozinha, volto. Sempre há momentos de distração e ninguém está falando em ter partidas de futebol de 60 minutos ou algo assim.

“É um problema da sociedade e das crianças, mas não do esporte, então provavelmente não é necessário mudar,” completou.

Alonso acredita que voltar com o reabastecimento seria a melhor forma de deixar mais emocionante as corridas de Fórmula 1.

“Se for muito curta, como algumas corridas sprint, com um mau resultado no treino classificatório ou seja lá o que for, não há tempo para executar nada. É difícil de acompanhar. Não é possível recuperar posições. A corrida mais longa te dá essa possibilidade, essa liberdade com a estratégia. É um assunto difícil,” comentou o espanhol.

“Provavelmente, reabastecimento seria a melhor coisa. Já disse isso muitas vezes, está totalmente na direção oposta de como estão indo, mas quando você pode escolher a quantidade de combustível e ter estratégias diferentes, isso muda completamente como a corrida se desenrola.Isso cria uma estratégia e corridas incríveis e atraentes.”

Na MotoGP, atualmente, tem corridas em formato Spirit em todas as etapas, essa pode ser uma possibilidade da Fórmula 1 adotar no futuro.

O piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, que conquistou sua primeira pole position na corrida Sprint de Miami, ficaria feliz em ver mais corridas sprint adicionadas.

“Finais de semana sprint são divertidos porque têm muita atividade,” disse Antonelli. “Você precisa estar afiado desde o início porque tem um treino e depois a classificação.

“Mas eu acho que corridas mais curtas, não acho que realmente funcionariam, porque agora fazemos estratégia de uma parada com os pneus que temos. Teriam que implementar muitas mais regras para uma corrida mais curta em termos de paradas e tal.

“Não acho que mudaria muito. Além disso, com uma corrida mais longa, você tem mais tempo para construir sua corrida. Não posso dar uma resposta clara sobre isso. Mas finais de semana sprint são divertidos, então não seria ruim ter mais deles.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.