No meio do primeiro ano de seu retorno à F1, Alexander Albon já está a meio caminho de uma proibição automática de uma corrida. Nas primeiras 11 corridas das 22 do calendário deste ano, o piloto da Williams já somou seis pontos de penalidade. Ele descreveu isso como uma enorme quantidade e disse que cada um deles não são merecidos.
Qualquer piloto que acumular 12 pontos de penalidade em um período de 12 meses consecutivos recebe um banimento automático de uma corrida. Albon deve agradecer que a regra se refira especificamente a um período consecutivo, caso contrário, ele já poderia ter recebido uma suspensão automática da corrida.
Por isso, a quantidade de penalidade acumuladas é um motivo de preocupação. Albon não pode se dar ao luxo de acumular mais seis ou mais pontos nas próximas corridas. A última sanção recebida pelo piloto da Williams aconteceu por um incidente com Lando Norris durante a corrida Sprint do GP da Áustria. “Estou em uma grande quantidade este ano e eu diria que cada um deles é imerecido”, disse ele.
Albon acredita que o padrão usado para atribuir pontos de penalidade mudou de corrida para corrida, após o feedback dos pilotos aos diretores de corrida. “Tenho certeza de que vamos conversar novamente no briefing dos pilotos na próxima corrida. É complicado porque sinto que, a FIA está aprendendo o que quer fazer com a pilotagem e, até descobrir, há um pouco de inconsistência”.
O piloto da Williams recebeu seus dois primeiros pontos de penalidade este ano por colidir com Lance Stroll durante o GP da Arábia Saudita. Ele ganhou um único ponto cada por violação de limites de pista na Espanha e em Mônaco.
Albon também recebeu uma única repreensão, que não incluiu um ponto de penalidade, por impedir Mick Schumacher durante a qualificação para o GP da Arábia Saudita.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
