Alex Albon defendeu os pilotos das críticas por atrasos em corridas com chuva, afirmando que o verdadeiro culpado pelas dificuldades em condições de pista molhada é o design dos carros atuais da Fórmula 1.
Segundo o piloto da Williams, a quantidade de spray gerada por esta geração de carros torna a visibilidade difícil em condições de pista molhada.
“Esses carros são a maior razão para isso, espero que no ano que vem boa parte disso melhore”, disse o tailandês.
Quando perguntado sobre qual é o sentido de ter pneus para chuva se eles nunca são usados, Albon concordou, mas disse que o problema não está nos pneus.
“Sim, eu diria que concordo, mas acho que as pessoas que mais se manifestam contra correr somos nós, os pilotos,” disse ele.
“Nós nos manifestamos quando achamos que está pronto para começar e quando achamos que era hora. Mas no momento, o pneu full wet e as condições das pistas não se alinham. As pistas estão molhadas demais. Não é que os pneus não sejam bons o suficiente, é só que a gente não consegue ver.”
Ele ressaltou que o problema não está nos pneus de chuva, mas sim no fato de que os pilotos não conseguem enxergar quase nada quando estão em alta velocidade. “É o pior sentimento pilotar a 250 km/h sem ver 20 metros à frente.”
Albon também criticou a forma como os pilotos são retratados quando expressam preocupações com a segurança: “Ficamos parecendo fracos, como se estivéssemos reclamando. Mas só nós sabemos o que é estar lá dentro.”
As condições traiçoeiras de chuva em Spa-Francorchamps, despertou um intenso debate sobre os desafios de pilotar um carro de Fórmula 1 na chuva. Muitos pilotos criticaram o atraso na largada, mas Albon defendeu a cautela da FIA e admitiu que é uma decisão difícil. “É quase um trabalho impossível. Já vimos acidentes muito graves na chuva. Ninguém gostaria de estar na posição de quem precisa tomar essa decisão.”
Por fim, ele disse esperar que o novo regulamento técnico da F1 para 2026 traga soluções: “Honestamente, acho que temos apenas que ver como os novos regulamentos vão funcionar. Espero que o spray melhore como consequência.”
