De acordo com Cristiano da Matta, o novo TF104B “mostrou ser um carro melhor com melhorias na parte aerodinâmica.” Porém, devido a problemas nas curvas 2 e 6, Cristiano vai largar somente na 15º posição para o GP da Alemanha amanhã, em Hockenheim.
“Não estou feliz com nenhuma das minhas voltas de classificação”, diz Cristiano. “Na sessão livre de manhã, estávamos indo bem e tínhamos achado uma boa direção com o carro novo, mas não fui capaz de tirar tudo do carro nesta tarde. Esperava fazer um volta similar às que fiz de manhã – no 1m14 médio pra alto – mas em ambas as minhas voltas, tive dificuldades entrando na curva 2, bem como problemas na freada da curva 6.” Os tempos do brasileiro foram de 1m15.119s e 1m15.454s, respectivamente. Na segunda sessão, o piloto ficou mais de 2 segundos acima do tempo da pole.
Mesmo com seu pior grid do ano, Cristiano não desanima. “Temos que olhar [o problema nas curvas], pois não tive nenhum problema lá nos treinos livres. É frustrante não ter mostrado todo o potencial [do TF104B] na classificação. Temos 67 voltas amanhã para consertar isso.”
Olivier Panis não cometeu nenhum erro e conseguiu uma boa posição no grid – nono lugar. Na primeira sessão, Olivier fez um excelente tempo – 1m13.641s, apenas 2 décimos mais lento que a dobradinha da Williams. Na segunda sessão, já com o combustível para a corrida, Olivier foi pouco mais que 1 segundo mais lento que o pole Michael Schumacher, da Ferrari. Sua volta foi de 1m14.368s, 1.1s mais rápido que da Matta.
“Ontem, corremos com o carro novo pela primeira vez e foi difícil achar o equilíbrio correto”, declarou o francês. “Ambas as sessões livres foram bem difíceis pra nós e o time trabalhou duro ontem à noite para fazer algumas mudanças no acerto. Hoje, me senti muito mais confiante com o TF104B. No geral, Estivemos com um pacote muito mais competitivo.”
O companheiro de Cristiano ainda espera um bom resultado amanhã. “Depois de fazer algumas saídas longas esta manhã, acho que o carro está em boa forma para amanhã. Partindo do nono, estou ansioso para fazer uma boa corrida”, finaliza.
Mike Gascoyne (chassi) e Luca Marmorini (motor), diretores técnicos da Toyota, compartilham opiniões. Gascoyne comenta: “um dia satisfatório para o time, com um resultado que mostra o progresso que fizemos com o TF104B. Ambos os carros me pareceram bem competitivos, especialmente em saídas longas. Acho que teremos um bom ritmo de corrida, coisa que não tínhamos em algumas etapas anteriores.”
Já o italiano Luca disse que “tanto Cristiano quanto Olivier foram bem rápidos pela manhã e mostraram um desempenho forte. Cristiano teve um pouco de azar na sua classificação, cometendo um erro na primeira sessão, portanto não acho que sua posição reflete a sua verdadeira competitividade. Todo o pacote do TF104B [motor + chassi] está funcionando bem, e espero por uma continuidade disso amanhã na corrida.”