Toyota faz primeiros testes com o TF104B

Treinando esta semana no circuito de Jerez, do dia 13 ao dia 16, os pilotos titulares da Toyota testaram pela primeira vez com o carro atualizado, o TF104B, enquanto o piloto de testes da equipe japonesa continuou seu trabalho de acerto para o TF104.

O brasileiro Cristiano da Matta rodou 106 voltas na pista espanhola com o TF104B, sendo seu melhor tempo o de 1m19.218s. Sobre o modelo atualizado, da Matta diz ter grandes esperanças mas que ainda é impossível avaliar seu desempenho. “O pacote aerodinâmico irá direto para Hockenheim e não poderemos testá-lo até o fim de semana da corrida. Pelo menos pudemos testar o monoposto para encontrar alguns dos problemas pequenos agora,” comenta o piloto, referindo-se a alguns problemas elétricos encontrados no carro. “Mas sempre que um novo carro vai pra pista pela primeira vez, precisamos ver se alguma coisa inesperada aparece, e achar um jeito de consertá-las. Realizamos alguns testes com suspensão e também fizemos testes com os pneus para Hockenheim e Hungaroring, pois não poderemos testar entre as duas corridas,” acrescenta o brasileiro.

O companheiro de equipe Olivier Panis chegou ao circuito espanhol apenas nesta Quinta-feira, e marcou seu melhor tempo em 1m18.678s dentre as 81 voltas que deu. Sobre o desempenho do novo chassi, o veterano comenta: “foi muito difícil manter o ritmo aqui porque tivemos problemas elétricos e na caixa de câmbio. Entretanto, conseguimos realizar testes de pneus para Hockenheim e completamos 81 voltas, o que foi bastante considerando os problemas que tivemos. Os caras fizeram um bom trabalho para manter o carro na pista o máximo possível, e acabamos por completar o programa que havíamos planejado.” Mas o francês não se exalta, “só teremos o pacote aerodinâmico completo em Hockenheim, portanto não dá pra fazer previsões ainda.”

Já o terceiro piloto da equipe, Ricardo Zonta, testou o TF104 do dia 13 até hoje, e em suas 350 voltas, seu melhor giro foi de 1m17.856s. Sobre o primeiro dia na pista, ele comenta:

“Terça foi um dia bom, completamos todos os testes eletrônicos que planejamos, estávamos no ritmo e meus tempos de volta foram consistentes, sem nenhum erro. É legal ter um teste como esse, quando tudo funciona bem e não há perda de tempo por conta de problemas com o carro.” Na Quarta-feira, Zonta comparou alguns amortecedores antes de seguir com os testes de pneu pelo resto da semana. “Agora vamos a Hockenheim, e como equipe estamos muito otimistas com o TF104B. Precisamos de alguma coisa para produzir resultados, e espero que isso seja exatamente o que teremos”, finaliza o piloto.