Gene Haas: “A NASCAR é uma ditadura se comparada à Fórmula 1”

Falando na apresentação do seu primeiro piloto de Fórmula 1, Gene Haas, dono da Haas F1 Team, disparou que a NASCAR parece mais uma ditadura comparada à gestão da FIA sobre a F1.

Haas vem da NASCAR tendo estabelecido uma equipe em 2002 e o dirigente de 62 anos de idade acredita que a FIA é muito mais democrática do que como a NASCAR lida com suas categorias.

“A NASCAR parece mais como uma ditadura”, disse Haas. “Eles basicamente dizem, ‘É isto que iremos fazer’, e enquanto eles ouvem suas opiniões, eles independente disto tomam suas decisões. Na Fórmula 1, eles têm essas sessões de estratégia onde qualquer um pode dar qualquer ideia que quiser e eles então votam. Isto é fundamentalmente diferente da NASCAR”.

Enquanto parece que há sempre um drama na Fórmula 1, Haas acredita que isto é tudo parte do pacote. “Há muito drama”, disse. “Deixe-me contar à vocês, no ano passado, eles pensaram que três equipes sairiam, mas a realidade é que somente a Caterham saiu. Então há sempre estas coisas onde duas ou três equipes dizem que vão sair, mas eles sempre aparecem no ano seguinte. Eles sempre parecem estar correndo”.

Haas também adicionou que a F1 é mais transparente do que a NASCAR em sua organização devida à conversa gerada no paddock.

“Eles têm essas reuniões de estratégia e eles jogam essas coisas nas reuniões, então a imprensa assume rapidamente tudo como fato”, disse Haas. “Isto são só ideias que as pessoas jogaram lá. Se elas serão ou não levadas para frente é muito remoto”.

“Mas certamente há muito drama na Fórmula 1. Eu acho que há mais drama na Fórmula 1 do que há na NASCAR. Mas ainda assim, isto é a Fórmula 1. Este é o topo do automobilismo”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.