A McLaren confirmou na quinta-feira, em Woking, no Reino Unido, que Jenson Button é o escolhido para companheiro de equipe de Fernando Alonso na próxima temporada de Fórmula 1.
“Fernando e Jenson, juntos, participaram em precisamente 500 GPs – uma grande marca – e venceram 47 deles”, salientou o presidente da McLaren, Ron Dennis.
“Posso dizer com a maior das seguranças que temos, por uma questão de magnitude, a melhor dupla de pilotos de qualquer equipe na Fórmula 1 atual”, destacou.
A opção pelo inglês em detrimento de Kevin Magnussen, que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, remonta uma tradição da equipe de Woking em unir dois campeões do mundo na mesma equipe. Ao dinamarquês ficará entregue o papel de piloto reserva.
Esta será a segunda passagem de Alonso pela McLaren, depois da conturbada temporada de 2007, então ao lado de Lewis Hamilton. Alonso mudou-se para a McLaren depois de ganhar os títulos de 2005 e 2006, ambos pela Renault.
Alonso junta-se a Button, de 34 anos, que cumpre a sua sexta temporada na equipe (16ª na Fórmula 1), enquanto o dinamarquês Kevin Magnussen permanece como piloto de testes e reserva.
O piloto espanhol retorna à McLaren num momento marcante para a equipe, quando, em 2015, a equipe vai voltar a usar motores da Honda, reeditando uma parceria histórica na Fórmula 1.
“É uma das parcerias mais lendárias da história da Fórmula 1, e eu tenho agora a honra de me juntar a ela”, comentou Alonso.
“Junto-me a este projeto com enorme entusiasmo e determinação, sabendo que pode levar algum tempo até conseguirmos alcançar os resultados para os quais estamos apontando. Isso para mim não é um problema”, garantiu Alonso.
Alonso revelou ainda que no último ano recebeu “várias ofertas, algumas das quais muito tentadoras, dado o desempenho atual das equipes que mostraram interesse”.
“No entanto, há mais de um ano, a McLaren-Honda contatou-me e pediu-me para fazer parte, de forma bastante ativa, no retorno de uma parceria que dominou a Fórmula 1 durante tanto tempo”, salientou.
