Christian Horner acredita que os problemas de Sebastian Vettel este ano são o cansaço após quatro anos de domínio e o novo sistema de frenagem ‘brake-by-wire’. O alemão tem sido batido por Daniel Ricciardo, que já alcançou as duas únicas vitórias não-Mercedes esta temporada e tem melhores registros do que o companheiro em classificação (6-5) e em corrida (9-2).
Na opinião do chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, Vettel tem sido ‘vítima’ de “uma combinação de várias coisas. Primeiro, lutar pelo título durante cinco anos desgasta um pouco, mas esse não é o problema fundamental”.
Em entrevista à publicação ‘Auto Bild’, o responsável acredita que “a forma como Vettel tirou décimos adicionais dos carros nos últimos anos foi única. Ele é muito sensível ao comportamento do carro, especialmente em frenagem, e com os sistemas ‘brake-by-wire’ perdeu parte do seu ‘feeling’ do carro”.
Por isso, diz Horner, a dirigibilidade do RB10 saiu muito prejudicada, então “o Sebastian não pode olhar pelos pneus da forma que fazia”, disse, recordando que os problemas mecânicos sentidos por Vettel também influenciaram: “Ele teve menos tempo de adaptar o seu estilo de pilotagem”, afirmou o responsável.