Apesar de ter realizado cerca de menos 200 voltas que Fernando Alonso em testes, Kimi Raikkonen começou bem para este GP da Malásia ao bater claramente o seu companheiro de equipe, sendo mesmo segundo classificado em ambas as sessões de treinos livres hoje realizadas.
Depois dos problemas que teve com os freios traseiros – o brake-by-wire em Melbourne, a equipe fez uns ajustes e para já o finlandês respondeu bem, ainda que as solicitações do finlandês junto da Brembo só seja possível serem atendidas para a época do GP da Espanha.
Recorde-se que Kimi Raikkonen tem tido um problema acrescido, pois não se tinha adaptado ainda às características dos novos freios traseiros – o brake-by-wire imposto pelos regulamentos – e isso tem feito com que bloqueasse com frequência a roda traseira interna, nas freadas mais fortes, estragando os pneus e comprometendo ainda mais o seu ritmo. Um problema agravado pela menor quilometragem do finlandês nos testes, pois acabou efetuando menos 200 voltas que Alonso – cerca de 900 quilômetros – nos seis dias de testes que efetuou antes do início da temporada.
O finlandês admitiu em Melbourne que, “a situação não é fácil, mas já passei por situações bem mais complicadas no passado. Sabemos o que temos de fazer, mas, infelizmente, algumas das peças e que necessitamos levam tempo a ser produzidas e, por isso, não vamos ter uma solução para os nossos problemas da noite para o dia. E também não garanto que as peças que estamos preparando resolvam tudo, por isso o melhor é esperar para ver.”
Com os novos sistemas de frenagem os pilotos não podem ser muito vigorosos no momento inicial da travagem, como acontecia até aqui, pois isso implica bloquear os freios traseiros. Por isso todos tiveram de aprender a frear de forma mais progressiva, mas isso tem levado a que, muitas vezes, os pilotos bloqueiem a roda traseira interna. Como a frenagem foi sempre um dos pontos fortes de Raikkonen, o finlandês debateu-se com mais problemas do que os seus rivais e necessita que a Brembo produza novos materiais para os freios traseiros do seu F14-T, de modo a utilizar os freios como prefere.