Sebastian Vettel liderou as primeiras atividades do GP da Itália deste ano, ao anotar o tempo de 1min24s453, a melhor marca desta sexta-feira (6) de treinos livres em Monza. O crono alcançado no segundo ensaio do dia foi 0s623 mais veloz que o de Mark Webber, o segundo mais rápido do dia.
Kimi Räikkonen ficou com a terceira posição na folha de tempos. O relógio do finlandês travou em 1min25116, exatamente a mesma marca de Romain Grosjean. Como Kimi conseguiu o tempo primeiro, o francês da Lotus fica com a quarta colocação, à frente da Ferrari de Fernando Alonso.
Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre do dia, mas não foi capaz de manter o ritmo forte no segundo treinamento do dia e caiu para a sexta posição, com 1min25s340, apenas 0s010 mais lento que Alonso. Em sessão marcada pelo equilíbrio (exceto por Vettel), Nico Rosberg ficou a somente 0s027 de seu companheiro de Mercedes, na sétima posição. Felipe Massa marcou 1min25s519, se estabelecendo em oitavo, enquanto Jenson Button e Sergio Pérez completaram os dez primeiros.
Durante o dia as câmeras registraram algumas excursões pelas caixas de brita em Monza. As principais armadilhas para os pilotos foram a segunda perna da curva de Lesmo e a Parabólica.
