FIA altera sistema de penalização por excesso de velocidade nos boxes

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu alterar o sistema de penalizações para os pilotos que excedam os 60 km/h de velocidade no pit-lane durante as provas de Fórmula 1. A alteração entrou em vigor no GP do Bahrain.

A partir da prova disputada no Golfo Pérsico que, em lugar de serem os pilotos penalizados com multas em dinheiro por cada quilômetro acima dos 60 km/h de velocidade máxima permitida, a responsabilidade passa a ser das equipes.

Os valores também foram revistos: ao invés dos 155 euros (200 dólares) por cada km/h acima do limite de 60 km/h, agora a multa é de pouco mais de 77 euros (100 dólares) por km. Foi também estabelecido um teto máximo de 1000 dólares (cerca de 773 euros).

Esta decisão surge na sequência das críticas por parte da GPDA (Grand Prix Drivers’ Association), que desde o início do ano tem defendido o fim do sistema de penalização por excesso de velocidade no pit-lane.

Já no Bahrain, a Lotus foi penalizada com a multa máxima (1000 dólares) depois de Kimi Raikkonen ter circulado a 93,2 km/h no pit-lane durante a segunda sessão de treinos livres.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.