Em Jerez, pneus Pirelli de 2013 são encarados pela primeira vez no ano

Por André Spigariol

Além de testarem as inovações que projetaram para a temporada 2013 em seus carros, as equipes enfrentam um desafio a mais nos treinos coletivos de pré-temporada, que estão sendo realizados em Jerez (Espanha) nesta semana: os novos pneus da Pirelli para este ano.

Amostras dos novos compostos já tinham sido provadas nos treinos livres do GP do Brasil do ano passado, mas esta será a primeira oportunidade para os pilotos terem contato com todos os tipos de borracha. De acordo com a fabricante italiana, a principal mudança para este ano é que a diferença entre os tipos macio e duro chega a meio segundo por volta.

Outra alteração se dá no visual, com a introdução dos pneus com faixas laranjas na lateral, que passam a representar o modelo mais duro da linha disponibilizada às equipes, em substituição ao prata, usado no ano passado. A justificativa da Pirelli é que isso facilita a identificação.

“Como muitos dos novos carros também estarão em teste, serão quatro dias muito movimentados em Jerez”, comenta Paul Hembery, diretor de automobilismo da marca. “As equipes encontrarão pneus bem diferentes dos que estavam acostumadas no ultimo ano, pois cada um dos PZero e suas estruturas foram modificados, com compostos mais macios, que permitem maior performance e estrutura diferente, que irá aumentar a superfície de contato com a pista, para melhorar a tração e aderência”, completou.

A pista de Jerez possui extensão de 4.428 km, mesclando curvas lentas, médias e rápidas. A característica dos pneus é que os mais exigidos são os traseiros, já que é um traçado que exige bastante tração.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.