Por André Spigariol
A Caterham apresentou nesta terça-feira (5) o novo CT03, o carro que usará na disputa do Mundial de F1 em 2013. A cerimônia de apresentação do novo bólido foi simples, realizada no Circuito Permanente de Jerez, na Espanha, onde estão acontecendo os primeiros testes coletivos da pré-temporada 2013.
Com uma nova dupla de pilotos formada por Charles Pic e Giedo van der Garde, a escuderia – 10ª força de F1 em 2012 – o time inglês espera dar um salto de desempenho em sua quarta temporada na categoria máxima. Para conseguir isso, o novo carro traz mudanças no design e na mecânica. O bico com degrau foi mantido.
“Fizemos uma série de mudanças significativas para o carro, a partir do pacote que ganhou o décimo lugar no ano passado, no Brasil”, explica Mark Smith, diretor técnico da equipe. “A mais óbvia é que fizemos um chassi mais baixo, onde as sidepods foram significativamente cortadas para melhorar o fluxo de ar para a parte traseira do carro. O difusor, a tampa do motor e a refrigeração também tiveram grandes mudanças e há melhorias mais sutis para outras áreas do carro”, completou.
O carro é o primeiro que a equipe desenvolve em seu novíssimo centro de desenvolvimento em Leafield (Inglaterra), onde também está trabalhando em outras áreas importantes, como, por exemplo, em um novo simulador.
Nesta terça, o responsável por fazer o shakedown do novo bólido é o
estreante Giedo van der Garde.
