Por Isabella Quarterone
A Red Bull anunciou neste domingo (3) o lançamento de seu novo modelo para a temporada de 2013. De acordo com o projetista-chefe dos taurinos, Adrian Newey, o RB9 é uma evolução do carro campeão do ano passado, de modo a defender a atual hegemonia de títulos.
Segundo ele, o RB9 é uma aprimoração do predecessor: “não há grandes mudanças. É muito mais um carro evolutivo. Todos os princípios são os mesmos do ano passado”.
Além disso, Newey disse compreender que os novos pneus Pirelli serão tão importantes como foram no ano passado, com a alteração dos produtos para 2013. “Precisamos continuar a tentar entender os pneus. Toda vez que pensávamos que havíamos entendido ano passado, alguma surpresa aparecia e percebíamos que faltava algo”, admitiu.
“Está cada vez mais difícil encontrar em quê melhorarmos, porque não há mudanças reais no regulamento deste ano. Será a quinta temporada, desde 2009, desde que as regras mudaram. Os concorrentes estão evoluindo e é possível ver o quão competitiva a Fórmula 1 está, uma vez que tivemos oito diferentes vencedores no ano passado”, declarou Newey.
O projetista disse que ter o carro pronto a tempo para a primeira prova do ano foi um grande esforço da Red Bull, dado o tempo disposto. “Nós, obviamente, tínhamos uma disputa muito forte e acirrada em 2012. Era difícil tentar desenvolver o carro do ano passado e ao mesmo tempo fazer a pesquisa para o carro deste ano. Isso nos deu um prazo muito apertado para fabricar este carro, o RB9. Para tê-lo aqui, hoje, dois dias antes do primeiro teste, é um esforço notável”.
