Sebastian Vettel foi o mais rápido no segundo treino livre para o GP da Europa, realizado em Valência. O piloto alemão da Red Bull rodou em 1:39.334, deixando atrás dele a Force India de Nico Hulkenberg, por apenas 0.131.
Num treino em que os pilotos mostraram maior preocupação para a realização de simulações de corrida, causando assim algumas surpresas na tabela, Vettel voltou a mostrar que as Red Bull estão competitivas, enquanto que Hulkenberg ficou em segundo, a pouco mais de um décimo de segundo. Na terceira posição ficou a Sauber de Kamui Kobayashi, este a 0.261 do líder, enquanto Michael Schumacher (Mercedes) terminou o treino em quarto.
Depois do bom resultado desta manhã alcançado pela Williams de Pastor Maldonado, o outro carro pilotado por Bruno Senna ficou em quinto, logo na frente de Paul di Resta, com a segunda Force India. Fernando Alonso levou a sua Ferrari ao sétimo lugar, cabendo a Romain Grosjean (Lotus), Mark Webber (Red Bull) e Nico Rosberg (Mercedes) completarem o pelotão dos dez mais rápidos.
Kimi Raikkonen foi o 11º na segunda Lotus, enquanto as duas McLaren preferiram também concentrar-se no ritmo de corrida, com Jenson Button sendo o 12º melhor e Lewis Hamilton o 14º. Atrás do britânico ficou a Ferrari de Felipe Massa.