Pastor Maldonado registrou o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres para o GP da Europa, disputado no circuito de Valência. O piloto da Williams saltou para o topo da tabela de tempos com uma volta em 1:40.890, mostrando assim que a Williams poderá voltar a ser bastante competitiva na pista espanhola.
No entanto, o equilíbrio foi um ponto marcante desta primeira sessão de treinos, pois a diferença entre o primeiro e o 13º, que foi Sergio Perez (Sauber), foi menos de um segundo. Na segunda posição ficou Sebastian Vettel, a apenas 0.083, seguido de perto pelo seu companheiro de equipe na Red Bull, Mark Webber, que ficou a 0.094.
Jenson Button parece ter conseguido retornar a uma forma mais competitiva depois de duas provas muito apagadas, fazendo o quarto melhor tempo, a 0.104 da liderança. Logo depois ficou a Ferrari de Fernando Alonso, que dedicou uma parte da manhã a avaliar as novidades aerodinâmicas da equipe, ficando a 0.175 e logo à frente de Paul di Resta (Force India).
Michael Schumacher (Mercedes) foi o sétimo mais rápido, ficando uma posição à frente de Lewis Hamilton, vencedor do GP do Canadá, com a McLaren. Nico Rosberg (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Lotus) completaram os dez mais rápidos da sessão.
Romain Grosjean, companheiro de equipe do finlandês, ficou na 11ª posição, na frente das duas Sauber. Felipe Massa foi o 14º na segunda Ferrari.
O outro brasileiro Bruno Senna, companheiro de Maldonado, não participou desta primeira sessão, dando lugar ao finlandês Valtteri Bottas (16º).
Importante destacar que Heikki Kovalainen, da Caterham, conseguiu ficar a 1,5 segundos e na frente das duas Toro Rosso.