Ross Brawn confirmou as reportagens que o duto-F da Mercedes de 2012 não será facilmente copiado pelos rivais, enquanto revelou ser relativamente barato de ser construído.
Informamos na quinta-feira que enquanto a Red Bull e agora a Ferrari trabalham para copiar a solução de exaustão de gases da Sauber, eles sofrem para copiar o conceito da Mercedes.
O projetista da Red Bull, Adrian Newey, revelou ao jornal ‘O Estado de São Paulo’ na Malásia: “Em relação ao duto aerodinâmico da Mercedes, e enviar o ar de trás para frente, é necessário rever todo o projeto.”
O chefe da Mercedes, Brawn, confirmou: “A oposição sofre tanto porque é difícil de fazer.”
Ele rejeitou os argumentos dos rivais em relação ao custo, no entanto, insiste que o sistema da Mercedes consiste principalmente de tubos de carbono que não custam mais do que mil libras.
“É um sistema muito simples e barato, mas não é fácil de implementar se você não o tem integrado em seu carro.”, disse o inglês. “Este é o ponto principal da frustração de alguns de nossos concorrentes. Se alguém pudesse colocar facilmente em seu carro, eu tenho certeza de que não estaríamos falando sobre isto.”