Por André Spigariol
A Hispania revelou nesta terça-feira (21/02) as primeiras imagens de seu novo bólido com o qual disputará a temporada 2012 da Fórmula 1. Bastante diferente dos projetos anteriores da equipe, o carro apresenta “barbatana de tubarão” na tampa do motor e quebra a tendência dos bicos com degrau, apresentando um desenho mais fluido para a parte frontal do carro, assim como era o modelo do ano passado.
Ao bater o olho na foto, o bólido parece misturar o desenho da McLaren no MP4-27 com os demais “bicos de ornitorrinco” mostrados. Os designers do time espanhol optaram por um bólido mais baixo, sem a mudança abrupta de altura na frente, conforme outros times fizeram para fazer a adequação às novas regulamentações da FIA a respeito da altura da zona que vai dos pedais até a extremidade frontal.

A barbatana de tubarão revive o conceito que fora largamente utilizado há dois anos e depois abandonado. Basicamente, o fino prolongamento da tampa do motor visa um aumento do fluxo de ar para a asa traseira e consequente ganho de pressão aerodinâmica naquela parte. No carro usado pela equipe no ano passado, a barbatana era usada, porém em versão mais curta.
Pela única foto revelada até agora, também é possível perceber uma traseira mais enxuta.
O carro deve ir para a pista na semana que vem, em Barcelona (Espanha), durante a terceira bateria de treinos coletivos da F-1 nesta pré-temporada.