Por André Spigariol (@andrespigariol)
A Red Bull, escuderia bicampeã de pilotos e construtores, apresentou nesta segunda-feira (06/02) o seu novo bólido para disputar a temporada 2012 da Fórmula 1. Chamado de RB8, o bólido apresenta degrau no bico com maior inclinação e também uma estreitíssima entrada de ar na parte que, aparentemente, é a única mudança em relação ao antecessor RB7.
Vídeo: Veja os detalhes do Red Bull RB8
Com exceção do bico, o desenho segue os mesmos conceitos do carro do ano passado, apenas com alguns ajustes determinados pelas novas regras, como a posição do escapamento, que agora é bastante visível e sua saída fica bem próxima aos triângulos da suspensão.
A fama de inovação da escuderia austríaca, portanto, ficará a cargo da pequena fresta colocada no degrau, que, no entanto, não foi mencionada por Adrian Newey em sua entrevista. Para ele, o carro é uma evolução do projeto inciado em 2009.

“Eu diria que o RB8 é a quarta geração do que começamos com o carro de 2009, o RB5. Então eu acho que esse é o bisneto do carro daquele ano”, falou.
“A restrição na altura do bico não mudou muito o desenho do chassi. Mantemos mais ou menos a mesma forma, mas tivemos que rebaixar a parte da frente do bico, da mesma maneira que outras equipes. Eu diria que é um bico feio. Tentamos estilizá-lo da melhor maneira possível, mas não é uma característica que você escolheria para colocar no carro se não fosse pelo regulamento”, analisou Newey.
Outra mudança, também por conta do regulamento, é que o carro teve sua altura rebaixada na traseira, por conta da proibição do difusor soprado, para provavelmente compensar a perda de pressão aerodinâmica na região.
