O presidente da FIA, Jean Todt, proporá uma mudança radical no formato do fim de semana da Fórmula 1 para 2012, que verá os pilotos reservas tendo muito mais tempo de pista durante os finais de semana de grande prêmio.
O ‘Turun Sanomat’ informa que o chefe da FIA quer a mudança para beneficiar os pilotos reservas – particularmente os novatos – alimentando o ligeiro retorno dos testes durante a temporada.
A proposta de Todt será em adição a um teste durante a temporada, que será realizado em 2012, com as equipes tendo concordado em realizar uma semana de testes em Mugello antes do início da temporada européia em maio.
E o plano de Todt é revisar o atual formato dos treinos livres de sexta-feira para incluir voltas obrigatórias para os pilotos de testes.
O francês quer que as atuais três horas de treinos livres sejam divididas no próximo ano em três sessões de 60 minutos, com a sessão da manhã dedicada aos pilotos reservas e de testes.
Rumores sobre os pilotos prováveis para cada equipe utilizar nas manhãs de 2012 já estão surgindo, com a McLaren considerando Gary Paffett e a Ferrari provavelmente usando Jules Bianchi.
Enquanto isto, o ‘Italiaracing’ informa que a Mercedes usará o alemão Christian Vietoris, que pilota pela marca alemã na DTM.