Ferrari quer carro mais agressivo para 2012

Com uma parte inicial de temporada abaixo das suas expectativas, a Ferrari garante que o próximo carro para a Fórmula 1 será mais agressivo logo desde o início, para que comece o ano logo em posição de discutir as vitórias.

Depois de prometer bastante durante os testes de pré-temporada, as primeiras corridas da temporada mostraram que a Ferrari não estava no mesmo nível dos Red Bull e, sequer, dos McLaren. Em face disso, Aldo Costa foi trocado por Pat Fry na liderança do departamento técnico, com os progressos da equipe italiana a valerem uma subida de ritmo em pista nas últimas cinco corridas.

Para Nicolas Tombazis, diretor de desenho da Ferrari, o conceito do carro de 2012 não será nem uma evolução do atual 150º Italia nem um projeto nascido a partir do zero, já que vão existir muitas novidades regulamentares, com o responsável a enfatizar em declarações ao ‘Autosport.com’ que “a esse respeito será um desafio maior em comparação com os anos e os carros anteriores e, muito honestamente, precisamos dar um passo maior em frente do que fizemos anteriormente”.

“Na F1 moderna nunca se começa a partir de uma folha branca e atiramos todos os ingredientes e dizemos ‘pronto, agora vamos começar do zero’. Temos muitos aspectos que aprendemos dos anos anteriores que aplicamos. Penso que se olharmos para todos os carros nos boxes, vamos encontrar pontos fortes em cada um deles, mesmo nos mais lentos, então nunca ninguém começa de uma folha em branco. Penso que o nível de mudança será muito grande”, acrescentou Tombazis.

Quanto ao que resta da temporada de 2011, o responsável assume que ainda há muitas evoluções para o 150º Italia, adiantando que um dos campos mais trabalhados será o dos difusores: “Esta é claramente uma área de ganhos de performance que encontramos no carro deste ano, então alguns recursos têm que ser gastos nesse aspecto no carro se queremos ganhar corridas e ainda temos algumas corridas pela frente. Por isso, queremos vencer mais corridas. Claro que este trabalho não será aplicável para o carro de 2012, mas muitas outras coisas que estamos fazendo para o carro deste podem ser aplicadas para o próximo, sendo um misto de tentar maximizar os recursos para ambos os carros”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.