A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinou que a nova asa traseira estreada pela Ferrari este fim de semana em Barcelona é ilegal, então a equipe italiana terá de retornar à asa traseira com a especificação turca para o GP de Espanha.
Charlie Whiting, delegado-técnico da FIA, ontem já havia revelado que estava discutindo em conjunto com a Ferrari a legalidade do novo aileron traseiro, considerando que o mesmo poderia não estar em conformidade com o espírito dos regulamentos.
“É uma interpretação muito inteligente das regras e temos de decidir se é uma boa interpretação das regras”, disse Whiting ontem.
Em causa estão as dimensões do perfil superior do aileron traseiro, que sendo mais elevado, contava com um buraco triangular no meio do mesmo, para fins de medição, com a Ferrari tirando partido de regulamentos pouco claros a esse respeito. No entanto, a FIA considera que a equipe está além daquilo que os regulamentos determinam e ordenou que retirasse a nova asa em Barcelona.