Michael Schumacher: “Ainda sinto a paixão pela competição”

Na sua segunda temporada de retorno à Fórmula 1, as apresentações de Michael Schumacher não conseguem convencer os seus críticos de que o alemão tomou a decisão certa ao retornar à categoria com a Mercedes. Contudo, para Schumacher, o gosto pela competição continua sendo a sua grande motivação para continuar a competir.

Numa extensa entrevista ao jornal espanhol ‘El Pais’, Schumacher é interrogado se sente arrependido por retornar à F1, algo que o alemão nega por completo: “Não, nunca. Ainda sinto a paixão pela competição, pelas corridas, por lutar, ainda a sinto aqui dentro. Além disso, no meu caso, os momentos difíceis transformam-se em estímulos extra”, respondeu o piloto, assumindo ainda que “nunca duvidei das minhas capacidades”.

Questionado se o Schumacher de hoje seria capaz de repetir o domínio exercido nos anos da Ferrari, o alemão considera que sim: “se estivéssemos em 2002, com esta estrutura, sim, sem dúvidas. Éramos muito fortes e a superioridade técnica que tínhamos era bastante evidente. Agora, se a pergunta fosse se sou tão bom piloto como então, creio que a resposta provavelmente seria não. Mas, quão diferente estou? Quanto posso compensar com a experiência que acumulei? Isso é difícil de considerar”, respondeu.

Mantendo o título mundial como objetivo – “não há outro”, admite -, Schumacher reputou ante todos os críticos que alegam que o alemão está estragando o seu legado de sete títulos mundiais com este seu retorno: “É curioso, porque quando se pergunta isso a algum dos pilotos atuais, a resposta é que ainda tenho o que é preciso para estar aqui, mas se quem responde não está em pista, o seu ponto de vista é outro. E quem poderá julgá-lo melhor?”, visando em seguida os ex-pilotos que opinam acerca das apresentações de Schumacher.

“Como podem julgar-me se já não correm? Quem são eles para considerar isso se a maioria se dedica a comentar as provas pela televisão? Quantos detalhes têm sobre o que se passa realmente”, respondeu, considerando estar no mesmo nível qualitativo de Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.