Com grandes novidades previstas para o seu carro na Catalunha, a Lotus espera conseguir ganhar cerca de um segundo por volta em relação à anterior configuração do T128.
Apesar de ter mostrado já algumas pequenas evoluções na Turquia, a Lotus já havia dito que no circuito de Barcelona seria apresentado um grande pacote de melhorias para o seu carro, com Mike Gascoyne, diretor-técnico da equipe malaia, esperando que o mesmo possa colocar a Lotus na luta por lugares no meio da tabela.
“Esperamos que a nossa melhoria seja significativa. Penso que veremos um grande passo em frente e penso que veremos ainda mais nas próximas corridas. É um pacote de melhorias significativo. Penso que o nosso pacote nos permitirá entrar no meio do pelotão, classificando-nos com eles e competindo com eles cada vez mais”, disse Gascoyne na revista online da Lotus.
Quanto às melhorias em si, o diretor-técnico revela que a seção traseira foi bastante trabalhada no sentido de ganhar tempo e performance em pista: “Tudo foi feito ao redor da seção traseira. São os escapes ao estilo da Red Bull e o difusor. Não tivemos um fundo plano com escapes integrados no ano passado, então tivemos de começar este ano com um, mas só pudemos realmente avaliar esse elemento no túnel de vento a partir do Natal, então estávamos tentando apanhar os da frente nesse aspecto”.