Felipe Massa: um carro na classificação outro na corrida

Felipe Massa admite que acertar com a estratégia ideal em termos de pneus nas corridas continua a ser a tarefa mais difícil para as equipas, ao mesmo tempo que, tal como o seu companheiro de equipa Fernando Alonso, espera melhorias na performance do Ferrari 150º Italia. Abordando a corrida disputada na passada semana em Xangai, Massa considera que a estratégia de três paragens poderia ter sido mais acertada, ainda que demonstre algumas dúvidas a esse respeito.

“É fácil falar agora, tendo visto a forma como a corrida se desenrolou, que eu deveria ter feito três paradas nos boxes em vez de duas, mas na verdade, não estou completamente certo de que isso teria sido o mais indicado. O principal problema foi que eu tinha uma performance muito mais fraca com os pneus duros do que aquilo que os outros carros com os pneus duros da Pirelli. Isso quer dizer que com esses pneus montados, o carro ficava com performance mais similar à que tínhamos visto na classificação e nós tivemos mais problemas do que os outros. Até então, o carro estava bastante competitivo”, escreveu Massa no site oficial da Ferrari.

“No entanto, estamos sempre aprendendo nesta fase da temporada e devemos analisar tudo com muito cuidado para saber se devemos adotar uma abordagem diferente, talvez alterando a nossa estratégia de classificação para ter pneus mais novos para a corrida. Mas após três corridas ainda é muito cedo para dizer qual a melhor forma de trabalhar com estas novas regras, porque no fim de semana da China vimos muitas combinações diferentes de estratégias e pneus e muitas delas pareceram funcionar bem”.

“Nada é ainda 100% óbvio e na Ferrari temos de trabalhar para extrair o máximo do nosso carro. É possível que vejamos muitas estratégias diferentes nas próximas corridas, dependendo das características dos circuitos. Na China, a minha posição no grid até nem era má e depois ganhei mais uma posição na largada. Mais importante, no entanto, se olharmos para o ritmo do nosso carro, é ver que era suficientemente bom para lutar com os líderes. Isso quer dizer que tive uma corrida muito interessante, na qual consegui subir várias posições e o carro que tínhamos na corrida era completamente diferente do dia antes na classificação. Funcionou bem, de fato, porque cheguei mesmo a liderar a corrida por algum tempo e tive um segundo lugar firme por algum tempo”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.