O GP da Turquia poderá ser realizado este ano pela última vez. De acordo com os responsáveis pelo traçado de Istambul, o preço a pagar para organizar uma prova de Fórmula 1 está tornando-se insuportável e as perspectivas para 2012 quanto a uma corrida na Turquia estão longe de ser animadoras.
O contrato com a Formula One Management (FOM) termina este ano, encontrando-se atualmente em negociações para uma eventual renovação de contrato, mas os valores a pagar para manter a corrida praticamente duplicarão, passando de 13 milhões de dólares para 26, algo que os responsáveis turcos parecem não estar dispostos a pagar.
Após uma reunião da Câmara do Comércio de Istambul, o presidente Murat Yalçintas escreveu no seu Twitter que “parece que a corrida de Fórmula 1 não vai ser disputar em Istambul no próximo ano. Eles (Câmara do Comércio) consideraram o valor muito elevado e (o ministro das Finanças) não vai pagar. É por isso que não vai haver corrida”.
Aposta de Bernie Ecclestone para levar a F1 a novas praças, a corrida turca nunca se revelou um sucesso, não tanto em termos esportivos, mas sobretudo devido à fraca adesão do público. Oficialmente, ainda nada foi decidido, mas o futuro da F1 na Turquia parece, de fato, pouco animador.