A McLaren revelou nesta manhã em Berlim, na Potsdamer Platz, o MP4-26, o seu novo carro para a temporada 2011 do Mundial de Fórmula 1. Para o feito, a equipe de Woking realizou uma cerimônia de apresentação diferente: o carro foi sendo ‘construído’ em frente a uma grande multidão que foi se reunindo junto aos edifícios da Vodafone.
Assim, ao invés de simplesmente se levantar um pano para desvendar o novo carro, alguns mecânicos foram montando algumas partes do carro, levadas para o local por diversos fãs que havia ganhado promoções e por clientes da empresa.
Já com o McLaren-Mercedes pronto, pouco depois chegaram os dois pilotos da equipe, Jenson Button e Lewis Hamilton, e do chefe da equipe, Martin Whitmarsh, sendo Button e Hamilton os responsáveis pela montagem das últimas partes do carro.
Em termos aerodinâmicos, o novo MP4-26 conta com diferenças significativas em relação ao seu antecessor, notavelmente na área lateral, esculpida em forma de ‘L’, pensados para fornecerem um maior fluxo de ar para a seção traseira e o novo desenho da tomada de ar para o motor, dividida por dois espaços, contando ainda com uma linha descendente pouco inclinada.
Na seção dianteira, o nariz destaca-se por ser quase plano mas igualmente elevado, a exemplo dos carros que haviam sido revelados até aqui, ao passo que a asa dianteira está bastante esculpida, tanto nas paredes laterais como junto à seção lateral. Destaque, ainda, para a nova asa traseira com ajuste por parte do piloto. A nível técnico, o MP4-26 está dotado com o novo sistema KERS concebido em parceria com a Mercedes-Benz HighPerformanceEngines.
O novo carro será agora levado para um ‘shakedown’ pelas mãos de Gary Paffett na Espanha na terça-feira, antes de iniciar os testes oficiais na quinta-feira, dia 10 de fevereiro.
