Dia 2 – Valência: Alonso e Ferrari lideram segundo dia

A Ferrari e Fernando Alonso encabeçaram a tabela de tempos do segundo dos três dias de testes em Valência realizado nesta quarta-feira. Atrás do bicampeão, a Red Bull de Sebastian Vettel foi empurrada para a segunda posição, enquanto Paul di Resta, Lewis Hamilton e Robert Kubica completaram o top 5.

Como na terça-feira, o sol continuou a aparecer no circuito Ricardo Tormo durante toda a quarta. Apesar de um começo frio, com os termômetros mostrando apenas 2°C quando a luz verde apareceu às 9h, as temperaturas subiram novamente e atingiram os 17°C à tarde.

Não apenas alguns pilotos entraram na pista pela primeira vez neste ano, mas a Lotus fez a primeira aparição do seu novo chassi T128, que foi pilotado por Heikki Kovalainen. A equipe de Norfolk decidiu não correr na terça-feira, preferindo trocá-la por um dia de testes privados no mesmo circuito nesta sexta.

A Red Bull decidiu dividir o seu dia hoje, com Sebastian Vettel andando durante a manhã antes do seu companheiro de equipe Mark Webber aparecer para a sua estréia no novo carro no começo da tarde; o australiano permanecerá no cockpit por seu primeiro dia inteiro do ano amanhã. No entanto, houve problemas para a equipe de Milton Keynes, cujos mecânicos só conseguiram resolver a tempo de Webber testar durante meia hora antes do fim da sessão.

Outros grandes nomes que fizeram sua estréia em 2011 foram Lewis Hamilton – pilotando um McLaren 2010 interino – e Robert Kubica, que começou o primeiro de dois dias completos no volante depois de Vitaly Petrov ter iniciado os testes da nova Renault na terça-feira. Dois novatos ficaram contentes e começar suas preparações, com dois grandes nomes da GP2 de 2010, Pastor Maldonado e Sergio Perez, em ação pela Williams e Sauber, respectivamente.

Kovalainen foi o primeiro a ir para a pista, saindo imediatamente após o início da sessão e reportando nenhum problema com o seu carro, enquanto Paul di Resta, Narain Karthikeyan, Jaime Alguersuari, Timo Glock e Perez todos o seguiram nos cinco minutos seguintes. Ambas Williams e Toro Rosso decidiram usar ambos os seus pilotos.

Três bandeiras vermelhas marcaram a sessão hoje. A primeira veio às 9h33 e permaneceu por 20 minutos, enquanto os fiscais tiveram a tarefa de remover a Williams de Rubens Barrichello em um ponto distante dos boxes. A equipe confirmou que a causa do problema foi uma falha elétrica, que já foi solucionada. A última parada veio 19 minutos antes de a sessão ser encerrada quando Buemi parou no primeiro terço da reta dos boxes.

Apenas 20 minutos após a sessão ser reiniciada, mais bandeiras vermelhas foram agitadas já que Di Resta – com pneus gastos – rodou e foi parar na caixa de brita da curva 2, felizmente parando antes de fazer contato com a proteção de pneus.

Sustentando seu primeiro lugar de terça-feira, Vettel liderava a tabela de tempos quando ela foi impressa pela primeira vez, às 13h; porém, assim que Alonso deu continuidade ao seu programa, que permitia voltas mais rápidas, o piloto espanhol da Ferrari assumiu a liderança pelo restante da sessão.

O terceiro e último dia de testes coletivos desta semana em Valência será realizado nesta quinta-feira, com a sessão novamente sendo realizada das 9h às 17h, horário local (GMT +1).

Confira os tempos desta quarta-feira em Valência:

1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:13.307

2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:13.614

3) Paul di Resta (ESC/Force India), 1:13.844

4) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:14.353

5) Robert Kubica (POL/Renault), 1:14.412

6) Narain Karthikeyan (IND/HRT), 1:14.472

7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1:14.645

8) Timo Glock (ALE/Virgin), 1:15.408

9) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1:16.023

10) Sergio Perez (MEX/Sauber), 1:16.198

11) Pastor Maldonado (VEM/Williams), 1:16.266

12) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1:16.359

13) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1:16.474

14) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1:17.365

15) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1:20.649



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.