Vitaly Petrov parece ser o candidato mais forte para permanecer na agora renomeada Lotus Renault GP Team, mas ainda não teria convencido todos os observadores da sua qualidade e talento enquanto piloto para uma equipe de ponta. Com efeito, o russo foi amplamente batido pelo seu companheiro de equipe Robert Kubica na Renault ao longo da temporada de 2010, cometendo ainda diversos erros ao longo das provas.
Jos Verstappen, ex-piloto de Fórmula 1 e de resistência, é um dos que duvida das capacidades do russo para se manter na equipe de Enstone, considerando mesmo que foi “o pior de todos em 2010”.
“Penso que o russo Vitaly Petrov foi o pior dos estreantes e o pior piloto no geral. Esteve bem em Abu Dhabi, mas além dessa corrida vi o Petrov, sobretudo como bom a cometer erros”, escreveu Verstappen na sua coluna no jornal ‘De Telegraaf’ .
“Fosse contra uma parede, rodando ou errando na largada, ele arruinou umas quantas corridas e isso não pode acontecer quando se está pilotando numa equipe forte como a Renault. A diferença em qualidade e nos pontos em relação ao seu companheiro de equipe Robert Kubica foi enorme, mas talvez não seja uma comparação justa porque o Kubica – juntamente com o Vettel e o Alonso – é dos melhores”, acrescentou.