FIA divulga mudanças no regulamento para os próximos anos

Tal como se previa, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou hoje os novos regulamentos técnicos e esportivos para a Fórmula 1 já a partir de 2013, sendo que entre as principais novidades está o anúncio dos novos motores 1.6 litros e quatro cilindros, com injeção direta e sistemas de recuperação de energia cinética.

O Conselho Mundial da FIA reuniu-se hoje em Mônaco para debater as novidades regulamentares da Fórmula 1, confirmando o final dos motores V8 de 2.4 litros em favor de novas unidades mais eficientes e ecológicas para uma nova era da categoria. O limite de rotações passará a estar nas 12 mil RPM, mas o recurso a sistemas KERS mais evoluídos para recuperação da energia desperdiçada deverá manter os níveis de potência à altura dos atuais. O número de motores que cada piloto poderá utilizar por ano será limitado a cinco por temporada, sendo que em 2014 esse valor irá descer para quatro. As caixas de câmbio terão, a partir do próximo ano, de ser usadas por cinco corridas consecutivas.

Já em 2011, a nova asa móvel entrará em vigor para impulsionar as ultrapassagens, ao passo que os regulamentos técnicos determinam novos limites de rigidez para os carros, tendo em vista a não repetição de cenários de suspeita como aconteceu este ano, com os carros da Red Bull e da Ferrari sob suspeita por aparente flexibilidade excessiva, tanto na asa dianteira como ao nível do início do fundo plano.

Entre as novidades esportivas, nota para a revisão do código de conduta dos pilotos, bem como a imposição de um limite na largura da via dos boxes. Ainda a este respeito, o diretor de corrida passará a ter a capacidade de ordenar o fechamento dos boxes caso assim o entenda e caso existam razões de segurança que o exijam. Outra novidade, esta mais relevante depois da polêmica que também causou em 2010, foi o final da proibição das ordens de equipe, que passam agora a ser permitidas. Contudo, a FIA continuará mantendo as atitudes anti-esportivas sob atenção, mantendo a possibilidade de penalizar as equipes ou pilotos que incorram em comportamentos ou decisões menos próprias esportivamente.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.