As ordens de equipe têm estado em foco nos últimos meses da Fórmula 1, mas no próximo GP do Brasil esse tema poderá ganhar contornos ainda mais delicados. Isto porque o site do jornal ‘Folha de São Paulo’ dá conta da possibilidade de Felipe Massa ser preso caso deixe Fernando Alonso passar voluntariamente na corrida de Interlagos.
A medida, apesar de estranha e inédita, surge contemplada no recentemente aprovado Estatuto do Torcedor, conjunto de leis que regulam a atividade esportiva e comportamentos dos fãs no Brasil. Esse estatuto foi criado para impedir a proliferação de violência nos estádios de futebol e nas atividades esportivas em geral, ao mesmo tempo em que regulamenta, também, a prática de esporte justo e transparente.
Ouvido pela publicação brasileira, o advogado do Ministério Público, Paulo Castilho, explicou que “se Massa fizer isso (deixar Alonso passar de forma voluntária) terá de sair de Interlagos algemado”, uma vez que é ele que tem parte ativa na definição do resultado.
A pena de prisão por viciar resultados ou impedir a justa competição esportiva vai dos dois aos seis anos, além de multa pecuniária.