Por Giovanni Romão
Mais uma vez na atual temporada ela foi a protagonista. Ao lado de uma pista que apresenta um belo traçado, mas diversos problemas estruturais, a chuva garantiu um tom de moção a mais na primeira corrida da Fórmula 1 na Coreia do Sul. A corrida foi atrasada devido ao falho sistema de drenagem da pista. Iniciada com a presença do safety-car, a prova foi marcada pelo alto índice de acidentes e bons momentos de disputa.
Porém, mais do que tudo, uma corrida para ser esquecida pela Red Bull. Não bastasse o acidente de Mark Webber no começo da prova, Sebastian Vettel abandonou, quando estava na liderança, com a quebra do motos a nove voltas do final. Na bandeirada final, Fernando Alonso cruzou na frente. O pódio, completado por Lewis Hamilton e Felipe Massa, garantiu a soma de pontos que vai deixar o campeonato embolado nas duas últimas corridas do ano, no Brasil e em Abu Dhabi.
Na quarta colocação ficou o alemão Michael Schumacher, em sua melhor corrida na temporada, seguido pelo polonês Robert Kubica e Vitantonio Liuzzi levou a Force India de volta aos pontos, em sexto. O sétimo colocado foi o brasileiro Rubens Barrichello, seguido pela dupla da Sauber, com Kamui Kobayashi e Nick Heidfeld, respectivamente. O alemão Nico Hulkenberg fechou a zona de pontuação, em décimo.
A Corrida
Depois da largada ter sido atrasada em dez minutos e ter ocorrido com a presença do safety-car, a corrida foi interrompida depois de 4 voltas completadas. Às 05h05, no horário brasileiro de verão, os pilotos partiram para nova tentativa de largada. E, depois 17 voltas atrás do carro de segurança, a bandeira verde foi acionada.
Na largada lançada, o alemão Nico Rosberg foi para cima do inglês Hamilton e ganhou a quarta colocação. Porém, duas voltas após a saída do safety-car, o australiano Mark Webber escapou sozinho e bateu no muro, atravessando pela pista. Nesse retorno, Rosberg não achou espaço e bateu no carro da Red Bull. Os dois acabaram abandonando.
O acidente provocou nova entrada do safety-car, que ficou na pista por mais três voltas para o trabalho dos fiscais na remoção dos carros. Na relargada, brigas apenas no setor intermediário, dos pilotos fora da zona de pontuação. Um toque entre Bruno Senna e Jarno Trulli fez o italiano perder a asa dianteira de seu carro – sendo obrigado a entrar no pit. Voltas depois, o piloto da Lotus abandonou, ao mesmo tempo em que Lucas di Grassi abandonava por um acidente – ficando parado no muro – e Schumacher ganhava a quinta posição de Button.
Então, na volta 27, Button abriu uma sequência de pit stop, apostando em pneus intermediários. Junto com ele, Adrian Sutil e Nico Hulkenberg apostaram na mesma estratégia. Quem resistia a arriscar, permanecendo na pista, não teve muita escolha. Na volta 31, Sebastien Buemi bateu com Timo Glock e abandonou a prova. Os detritos na pista e o carro em posição de risco obrigaram nova entrada do safety-car. Isso fez com que todos os pilotos entrassem nos boxes para colocar pneus intermediários.
Na parada, a Ferrari errou na troca de pneus de Alonso, fazendo com que o espanhol perdesse a segunda colocação para Hamilton. Quem se deu bem na parada de boxes foi Barrichello, que ganhou a sexta colocação de Robert Kubica. Porém, mesmo perdendo a segunda posição por um erro da Ferrari, na relargada Alonso se recuperou para cima de Hamilton, que escapou na primeira curva.
Na volta 42, foi de Vitaly Petrov a obrigação de proporcionar novo momento de emoção da prova. Ao pegar a zebra na entrada da reta principal, o russo escapou forte e estatelou contra a barreira de pneus. Sozinho, desceu desolado do carro.
Quando tudo parecia tranquilo nas voltas finais, Vettel sofreu com o problema de motor na volta 47 e abandonou. A situação abriu espaço para a Ferrari voltar ao andar mais alto do pódio com Alonso, que foi seguido por Hamilton e Massa. O resultado ajudou a embolar o campeonato.
Veja o resultado final da prova:
1) Fernando Alonso (Ferrari)
2) Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
3) Felipe Massa Ferrari)
4) Michael Schumacher (Mercedes GP)
5) Robert Kubica (Renault)
6) Vitantonio Liuzzi (Force India-Mercedes)
7) Rubens Barrichello (Williams-Cosworth)
8) Kamui Kobayashi (BMW Sauber-Ferrari)
9) Nick Heidfeld (BMW Sauber-Ferrari)
10) Nico Hulkenberg (Williams-Cosworth)
11) Jaime Alguersuari (STR-Ferrari)
12) Jenson Button (McLaren-Mercedes)
13) Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth)
14) Bruno Senna (HRT-Cosworth)
15) Sakon Yamamoto (HRT-Cosworth)
Out) Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
Out) Sebastian Vettel (RBR-Renault)
Out) Vitaly Petrov (Renault)
Out) Timo Glock (Virgin-Cosworth)
Out) Sebastien Buemi (STR-Ferrari)
Out) Lucas di Grassi (Virgin-Cosworth)
Out) Jarno Trulli (Lotus-Cosworth)
Out) Mark Webber (RBR-Renault)
Out) Nico Rosberg (Mercedes GP)