Apesar de ter herdado a equipe campeã, o carro que o ano passado venceu os mundiais de pilotos e construtores, ter atualmente um heptacampeão mundial como piloto, e um atual campeão mundial como chefe, a Mercedes GP tem alcançado resultados muito aquém do esperado, o que, segundo os responsáveis da equipe, se deve ao pouco tempo de desenvolvimento do carro.
De fato, a Mercedes só adquiriu a Brawn GP em novembro de 2009, o que levou a que o desenvolvimento do carro começasse muito tardiamente para os padrões atuais da F1, e isso está se mostrando decisivo, com a equipe de Schumacher e Rosberg não conseguindo ter ritmo para a Red Bull, McLaren e Ferrari, e em alguns casos ter dificuldade para ficar na frente da Renault.
Michael Schumacher, em foco esta semana por outras razões, acredita que em 2011 a equipe será mais forte, e Nick Fry, administrador executivo da marca, disse que para tal, basta que a preparação para a temporada de 2011 comece mais cedo.
No entanto, o novo pacote aerodinâmico, que Mercedes introduziu em Hockenheim, não resolveu os problemas de consistência e na Hungria a equipe voltou a marcar passo. Um erro de boxes ditou o abandono de Rosberg e Schumacher não foi além do 11º lugar.