Com os “pés nas costas”, Mark Webber vence o GP da Inglaterra

Por Giovanni Romão

Apenas uma asa nova; e ela vai para… Sebastian Vettel. Claro que não é possível encarar como algo normal, mas Mark Webber prefere, mesmo, é responder na pista. E assim fez neste domingo, dia 11 de julho, em Silverstone, na Inglaterra. Na pole-position largou Vettel, mas o australiano, em segundo, tratou de ganhar a posição logo no apagar das luzes. Daí para frente, fez uma corrida tranquila para vencer a prova. “Nada mau para um segundo piloto”, ironizou Webber pelo rádio na volta após a bandeirada.

Na segunda colocação ficou o inglês Lewis Hamilton, também em uma corrida tranqüila, e Nico Rosberg voltou ao pódio com a Mercedes GP. Em uma bela corrida de recuperação, Jenson Button largou em 14º e terminou a prova na quarta colocação, com o brasileiro Rubens Barrichello em mais um grande resultado, terminando em quinto.

Na sexta colocação terminou o japonês Kamui Kobayashi. Depois de prolemas no começa da corrida, com pneu furado, Vettel fez um grande final de prova e completou a prova em sétimo, logo à frente de Adrian Sutil. Michael Schumacher e Nico Hulkenberg fecharam a zona de pontuação.

A corrida foi marcada por toques, punição e safety-car. Nesta confusão toda, quem sofreu bastante foi a Ferrari. O relato da corrida, logo abaixo!

A Corrida

A largada foi um dos grandes momentos da corrida. O australiano Webber pulou bem e foi para cima de Vettel, o pole. Preocupado em perder a primeira colocação, o alemão tentou fechar a porta para cima do companheiro de equipe e acabou perdendo também a posição para Hamilton.

Ainda na primeira seqüência de curvas, um pneu furado complicaria definitivament e a corrida de Vettel, que despencou para o fim do pelotão e foi obrigado a antecipar seu primeiro – e único – pit stop na prova. O mesmo aconteceu com Felipe Massa, que, na disputa com Alonso, também sofreu com o estouro do pneu traseiro direito.

A situação foi positiva, para Hamilton, que pulou tranquilamente para a segunda colocação, seguido por Robert Kubica, Rosberg, Fernando Alonso, Barrichello, Schumacher e Button, fechando os oito primeiros.

Na volta 14, Schumacher iniciou as paradas de boxes. Muitos outros pilotos vieram na seqüência, principalmente os que brigavam pelas posições dianteiras. Sem grande alterações, apenas o alemão da Mercedes GP perdeu uma posição para Kobayashi, e Rosberg ganhou a posição de Kubica.

Falando em Kubica, o polonês e Alonso proporcionariam uma disputa polemica. O espanhol foi para cima do piloto da Renault e ganhou a posição passando por fora da pista. Voltas depois, Kubica acabou abandonando e Alonso teve um ‘drive-through’, confirmado.

Para complicar ainda mais a situação do espanhol, o safety-car foi enviado para a pista na volta 28, devido a detritos na pista. Com isso, Alonso só poderia cumprir a posição após a saída do carro de segurança. E foi justamente o que ele fez, caindo da quarta para a 16ª colocação.

Após a saída do safety-car, as brigas ficaram mais intensas. Principalmente para Vettel e Alonso, que ousaram para recuperarem posições. Entre as belas manobras, a ultrapassagem de Alonso sobre Buemi e a de Vettel sobre Schumacher, quando ganhava a oitava colocação.

Na volta 42, Massa sofreu um novo problema de pneus, ao entrar na reta principal. Resolveu entrar no pit stop, pegando a equipe Ferrari de surpresa, perdendo bastante tempo em um segundo pit stop – extra. Como o domingo não era mesmo da Ferrari, restando apenas duas voltas para o final, Alonso ainda teve que fazer mais um pit stop, com um pneu murcho, depois de um toque com Vitantonio Liuzzi.

Campeonato

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 23 de julho, com os primeiros treinos livres para o GP da Alemanha.

Confira o resultado do GP da Inglaterra:

1) Mark Webber (AUS/Red Bull)

2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

4) Jenson Button (ING/McLaren)

5) Rubens Barrichello (BRA/Williams)

6) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)

7) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

8) Adrian Sutil (ALE/Force India)

9) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)

10) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

11) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

12) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

13) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

14) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

15) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

16) Jarno Trulli (ITA/Lotus)

17) Timo Glock (ALE/Virgin)

18) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

19) Karun Chandhok (IND/HRT)

20) Sakon Yamamoto (JAP/HRT)

OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

OUT) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)

OUT) Robert Kubica (POL/Renault)

OUT) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.