FIA oficializa o retorno da regra dos 107%

A FIA decidiu limitar a participação dos carros nas corridas a partir de 2011 desde que consigam registrar marcas dentro dos 107% em relação ao tempo mais rápido da primeira sessão do treino classificatório.

Esta medida foi tomada por conta dos tempos fora de ritmo registrado pelas equipes novatas e os riscos que elas criam durante as provas por serem mais lentas do que os demais carros.

No entanto, temendo uma falha de alguma equipe grande por alguma circunstância, que os comissários, analisando os tempos registrados durante os treinos livres, possam autorizar a participação de um piloto que não tenha andado dentro do ritmo durante a sessão classificatória.

“A partir de 2011, qualquer piloto que a sua melhor volta classificatória exceder em 107% o melhor tempo do tempo classificatório do Q1 não poderá participar da corrida. Sob circunstâncias excepcionais, no entanto, que podem incluir registrar um tempo de volta compatível em uma sessão livre, os comissários podem permitir o carro participar da corrida. Havendo mais de um piloto aceito nesta questão, a ordem do grid será determinada pelos comissários.”, informou o Conselho Mundial.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.