Review – Toyota – Semana de testes

Tivemos dias bem interessantes durante essa semana de testes em Barcelona. A equipe Panasonic Toyota treinou do dia 03/02 ao dia 06/02. No dia 03/02 a Toyota já começou os testes com seu dois pilotos principais, Cristiano da Matta e Olivier Panis, e dois TF104. A equipe focalizou os testes principalmente na configuração geral do carro, Olivier ficou com o nono tempo e Cristiano com o décimo terceiro. O melhor piloto do dia foi Takuma Sato que quebrou o recorde do circuito com o tempo de 1min13s798.

Durante o dia 04/02 a equipe Toyota trouxe mais uma vez seus dois pilotos guiando o novo carro. A equipe procurou trabalhar nos testes dos pneus nesse dia, Olivier Panis acabou ficando com o sétimo tempo e Da Matta com o décimo segundo. Durante esse dia tivemos também o que seria o primeiro de dois acidentes no circuito da Catalunya, o carro de Felipe Massa perdeu uma das rodas dianteiras e bateu forte contra uma proteção de pneus. O piloto saiu andando do carro mas mesmo assim foi levado de helicóptero para o Hospital Central da Catalunya para fazer exames de rotina. Massa saiu ileso do acidente. O melhor piloto do dia foi Fernando Alonso com seu R24, ele fez uma volta em 1min14s665.

No dia 05/02 mais uma vez tivemos dois TF104 na pista. Cristiano da Matta e Olivier Panis eram os pilotos. Durante esse dia a equipe Toyota trabalhou nos acertos finais do novo carro. Nesse dia tivemos o segundo acidente no circuito da Catalunya, o carro de Olivier Panis saiu de traseira numa curva e se chocou contra uma proteção de pneus. Como Felipe, Olivier saiu andando do carro mas também foi levado para o hospital por precaução. O piloto está bem. Cristiano ficou com o quinto melhor tempo do dia e Panis, que deixou os treinos mais cedo, ficou com o oitavo. O melhor piloto do dia foi Juan Pablo Montoya com o tempo de 1min14s804.

O último dia de testes foi um dia mais parado, tivemos apenas três pilotos na pista. Cristiano da Matta foi o único piloto testando pela Toyota, Olivier ainda se encontrava em observação no hospital. Da Matta ficou com o terceiro melhor tempo, a melhor volta ficou com Antonio Pizzonia num Williams FW26 com o tempo de 1min15s080.

Cristiano da Mattta: “Esta foi uma semana muito produtiva em Barcelona, possivelmente a mais produtiva que tivemos até agora. Eu estou feliz com a performance do carro, e impressionado com a maneira que melhoramos ao longo da semana. Nós trabalhamos principalmente na configuração e nos testes de pneu, e nós melhoramos em todas as áreas. O carro é com certeza confiável, como nós mostramos de novo ao completar mais que a distância de uma corrida em cada um dos quatro dias. Estou feliz por Olivier estar bem e foi bom vê-lo de volta a pista durante a tarde.”

Olivier Panis: “Primeiramente eu quero dizer que estou me sentindo muito bem depois da batida de ontem. Basicamente, eu estava tentando fazer a curva em alta velocidade, da maneira que havia feito durante a manhã, mas ao tentar corrigir a derrapada, a parte de trás do carro saiu e eu bati. Eu fui levado ao hospital como uma medida de precaução e tudo está absolutamente ótimo. Eu deixei o hospital na hora do almoço e voltei para a pista. Estou chateado pela equipe, mas grato pelo seu apoio, gostaria de agredecer a todos no circuito e no hospital pelo seu trabalho profissional e eficiente. De qualquer maneira estou feliz com os testes dessa semana. A base que temos com o TF104 é muito boa e nós sabemos que precisamos alcançar uma performance melhor. Se continuarmos trabalhando nesta direção, eu acho que estaremos em boa forma para Melbourne e eu estou ansioso para voltar ao carro.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.