Lewis Hamilton vence corrida de situação “inesperada” na Turquia

Por Giovanni Romão

Uma daquelas corridas que não se espera grande dose de emoção, ainda mais quando o carro mais rápido do grid larga na pole-position. Bom, assim foi até a metade do GP da Turquia, quando Mark Webber caminhava para garantir a vitória esperada e Sebastian Vettel, depois de superar Lewis Hamilton nos boxes, vinha para mais uma dobradinha da Red Bull. Porém, sem mais paradas de boxes, quem cruza a bandeirada em primeiro e vence seu primeiro GP no ano é Lewis Hamilton. Exatamente, a prova em Istambul foi marcada por uma grande surpresa.

Quando faltavam menos de 20 voltas para o final, um toque inesperado entre Webber e Vettel arruinou totalmente a corrida do segundo (mais detalhes logo abaixo). Enquanto o primeiro ainda conseguiu voltar, mas em terceiro, atrás dos pilotos da McLaren. Jenson Button foi o segundo e confirmou a dobradinha da McLaren.

Na quarta colocação terminou o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, seguido pelo companheiro Nico Rosberg. O polonês da Renault, Robert Kubica, foi o sexto colocado, com Felipe Massa fechando a prova na sétima posição – uma posição à frente de Fernando Alonso. Adrian Sutil e Kamui Kobayashi fecharam a zona de pontuação.

Quem também fez uma grande prova foi o russo Vitaly Petrov, sempre andando nos pontos, mas que acabou se envolvendo em um toque com Alonso nas voltas finais, terminando a corrida na 15ª posição.

O brasileiro Rubens Barrichello fechou a corrida em 14º e Lucas di Grassi foi o 19º. Bruno Senna não terminou a corrida com sua HRT.

Corrida surpresa

Na largada, Vettel ganhou a segundo posição de Hamilton, mas o inglês deu o troco curvas depois. Button também perdeu uma posição com a outra McLaren, para Schumacher, também conseguiu recuperar na volta seguinte.

Na primeira parte da corrida, Hamilton conseguiu manter uma importante pressão sobre Webber, principalmente nas voltas próximas ao pit stop.

Os dois líderes da prova, então, entraram juntos para a troca de pneu, e Webber conseguiu manter a ponta. Vettel, que já havia feito a parada voltas antes, ganhou a segunda colocação.

Quando tudo parecia muito tranqüilo na prova, por volta da volta 24 começou a “pipocar” a notícia de que uma rápida chuva iria chegar ao circuito. A situação gerou bastante movimentação entre as equipes, que discutiam via rádio com os pilotos como agir na nova condição que se aproximava.

Mas antes mesmo da chuva chegar, uma cena impressionante, e pouco esperada. Vettel foi para cima do Webber, para assumir a ponta, e os dois companheiros acabaram se tocando. Com a suspensão quebrada, o alemão foi obrigado a abandonar a prova, enquanto o australiano seguiu na pista, teve que trocar o bico do carro e manteve a terceira posição, atrás dos pilotos da McLaren.

Então, quando faltavam 14 voltar para o final, a esperada chuva apertou, mas não o suficiente para exigir uma troca de pneus. Mais uma vez a corrida parecia tranquila, agora com a dobradinha da McLaren.

Mas somente parecia!

Por mais incrível que possa parecer novamente, voltas depois do toque entre os pilotos da RBR, Button pressionou Hamilton e foi pra cima do inglês, chegando a ganhar a liderança. Na reta seguinte, o campeão mundial de 2008 voltou para cima do companheiro e ganhou novamente a ponta. Uma disputa que quase terminou em “desastre” como na concorrência.

As brigas, então, ficaram mais nas posições de meio, entre Alonso e Petrov, Jaime Alguersuari e Pedro de la Rosa, e Kamui Kobayashi e Adrian Sutil. De resto, foi aguardar a bandeirada final.

Campeonato

Com o resultado do GP da Turquia, Webber ainda conseguiu manter a liderança, com 93 pontos, seguido por Button, com 90. Hamilton pulou para terceiro, com 84 pontos, enquanto Vettel se manteve com 78 e caiu para quinto.

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 11 de junho, com os primeiros treinos livres para o GP do Canadá, que volta ao calendário da categoria.

Confira o resultado do GP da Turquia:

1) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

2) Jenson Button (ING/McLaren)

3) Mark Webber (AUS/Red Bull)

4) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)

5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

6) Robert Kubica (POL/Renault)

7) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

9) Adrian Sutil (ALE/Force India)

10) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)

11) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)

12) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

14) Rubens Barrichello (BRA/Williams)

15) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

16) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

17) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

18) Timo Glock (ALE/Virgin)

19) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)

OUT) Karun Chandhok (IND/HRT)

OUT) Bruno Senna (BRA/HRT)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.