O estado do Texas vai ser o palco do retorno da Fórmula 1 aos Estados Unidos. A informação foi confirmada ontem através de um comunicado publicado no site oficial da categoria.
O acordo entrará em vigor a partir de 2012, altura em que a F1 retorna a um traçado construído em solo estadunidense, prolongando-se até ao ano de 2021.
“Pela primeira vez na história da Fórmula 1 nos Estados Unidos, serão construídas infraestruturas de nível mundial para receber o evento. Foi há 30 anos que o Grande Prêmio dos EUA foi realizado num traçado urbano permanente próprio em Watkins Glen, NY (1961-1980), tendo tido grande sucesso. Desde então, a Fórmula 1 já passou por Long Beach, Las Vegas, Dallas e Phoenix, todos em circuitos temporários. Indianápolis juntou-se ao lote de cidades acolhedoras da F1 em 2000, quando acrescentaram um circuito convencional no interior do famoso oval. Lewis Hamilton venceu o último GP dos EUA, em 2007, assinalando o final dos oito anos em Indianapolis Motor Speedway. No entanto, esta será a primeira vez que uma infraestrutura será construída do zero para a F1 nos EUA”, disse Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM).
A empresa Full Throttle Productions, em especial Tavo Hellmund, foram elementos chave na obtenção deste acordo, com Hellmund salientando que “temos trabalhado assiduamente para trazer este evento para Austin, no estado do Texas e de volta aos Estados Unidos. Todas as partes envolvidas têm grande confiança umas nas outras e estão empenhadas em estabelecer a F1 nos EUA em Austin como um evento global”.