A Hispania Racing Team (HRT) anunciou hoje que irá terminar a sua colaboração com a Dallara, empresa que projetou e construiu os chassis da equipe espanhola para esta temporada.
Apesar do tom conciliador verificado no comunicado em que a HRT anuncia esta decisão, sabe-se que as duas partes já haviam parado de trabalhar em conjunto há vários meses. Sobretudo, depois de a empresa italiana ter interrompido o desenvolvimento do carro – ainda no tempo de Adrian Campos – por falta de pagamentos deste, resultando num chassi com sérios problemas de competitividade. Isto acabou motivando as queixas da equipe já sob nova gestão (de Colin Kolles e José Carabante) com as duas partes entrando em litígio. Contudo, com a ajuda de Bernie Ecclestone, a HRT e Dallara teriam conseguido chegar a um acordo para encerrar a colaboração.
“Os dois parceiros experimentaram um início desafiante do Mundial de Fórmula 1 de 2010, em que todos na Dallara Automobili S.p.A. trabalharam arduamente numa luta contra o tempo para (a HRT) estar pronta para a prova inaugural do campeonato, no Bahrain. A persistência e determinação deram resultados na medida em que a HRT chegou ao grid de largada do Bahrain pronta para competir. Após seis rodadas no campeonato de 2010, a HRT e a Dallara acordaram que aquilo que foi alcançado em tão curto espaço de tempo foi mais do que poderia ter sido razoavelmente esperado. As duas partes desejam felicidades mutuamente em todos os seus projetos futuros”, diz um comunicado emitido pela HRT.