Lotus desenha carro para 2011 sem o KERS

A Lotus desenhará o seu carro para 2011 sem um KERS. A tecnologia estreou no último ano, mas por conta dos gastos, a Associação das Equipes de Fórmula 1 (FOTA) decidiu não usar este sistema este ano.

Muitas fontes estão informando que o KERS voltará à Fórmula 1 em 2011, mas a Lotus começou a desenhar seu carro sem planos de incorporar o conceito.

“Não usaremos o KERS no próximo ano e temos bons motivos para esta decisão.”, disse o chefe de equipe Tony Fernandes ao jornal finlandês ‘Turun Sanomat’. “Este ano tivemos que comprar praticamente todas as peças (do carro) de outros fornecedores, mas agora estamos em posição para construí-lo em nossa fábrica. Então estamos tentando tirar vantagem da experiência que coletamos com o carro atual e faremos projetos mais efetivos.”

“Se tivemos que ter o KERS, em acordo com (decisão) do grupo de trabalho técnico, teríamos que começar novamente do zero em termos de distribuição de peso. As grandes equipes estão em outro barco, já com sólida experiência do KERS dos últimos anos.”

“O que vimos na última temporada é que não é fácil ter um KERS operando de forma efetiva e confiável; isto levou algum tempo, dinheiro e recursos. Na Lotus, estamos totalmente confiantes que conseguiremos sem ele (o sistema).”, adicionou Fernandes.

Atualmente, o grupo técnico da FOTA está finalizando os detalhes do retorno do KERS, com a Ferrari e a Renault forçando para um sistema de 150 cavalos de ganho durante 10 segundos por volta. Em 2009, o ganho era em torno de 80 cavalos por menos de sete segundos.

Espera-se que o retorno do KERS seja aprovado pelas equipes neste fim de semana na Turquia.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.