Mark Webber vence corrida de poucas emoções nas ruas de Mônaco

Por Giovanni Romão

Atualizado às 13h40

O tradicional carrossel voltou a brilhar nas ruas de Monte Carlo. Em uma corrida de poucas emoções, alguns acidentes e nada de ultrapassagens, valeu a condição estabelecida na largada. Pole-position, Mark Webber garantiu a segunda vitória consecutiva nesta temporada. O alemão Sebastian Vettel, para confirmar a soberania vivida pela Red Bull nesta fase da temporada, garantiu a segunda colocação, ao ganhar a posição na largada, com Robert Kubica – a surpresa do fim de semana -, fechando o pódio com a Renault.

Na mesma posição em que largou – quarto – , Felipe Massa completou a prova, seguido por Lewis Hamilton, que também manteve a posição do treino. Do sexto posto para trás o cenário muda um pouco, com Michael Schumacher terminando na sexta colocação, após ganhar uma posição em cima de Fernando Alonso, na última curva do circuito, após a saída do safety-car, na última volta da corrida. No entanto, horas após a prova, os comissários da prova puniram Schumacher em 20 segundos.

Sobre a corrida de Alonso, o resultado foi costruido ao longo das 78 voltas. Depois de largar dos boxes, Alonso ultrapassou, mudou estratégia e conseguiu chegar aos pontos.

O sétimo colocado da corrida foi Nico Rosberg, seguido pela dupla da Force India, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, respectivamente. A 10° colocação, após a punição de Schumacher, ficou com Sebastien Buemi, da Toro Rosso. Dos 24 pilotos que compõe o grid, apenas 12 concluíram a prova. Jaime Alguersuari foi o 11°.

Definição na largada, acidentes e safety-car

O início da corrida foi muito importante para o resultado final. Na largada, Vettel ganhou a segunda posição do Kubica, para não mais perde-la até a bandeirada final. Quem também fez uma grande largada foi o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, que saltou de nono para sexto. Schumacher também ganhou a posição de Rosberg no início da prova.

Logo na primeira volta, o acidente de Nico Hulkenberg, companheiro de Barrichello na Williams, provocou a primeira entrada do Safety-car. Voltas depois, ainda com o carro madrinha na pista, Jenson Button abandonou a corrida. A situação foi bastante inusitada, já que o abandono aconteceu por um superaquecimento, resultado de uma falha dos mecânicos da McLaren, que esqueceram de destampar os dutos de ar dianteiro do carro.

O safety-car ficou na pista até a volta número sete e, durante este período, Alonso aproveitou para fazer a sua primeira e única parada de boxes, colocando pneus duros. Depois disso, o espanhol iniciou uma série de ataques para cima dos pilotos das equipes novatas, ganhando cinco posições. Então, aproveitando-se das paradas dos pilotos à frente e um ritmo forte de corrida, foi subindo nas posições.

Assim a corrida seguia, sem grandes surpresas, até a volta 37, quando Barrichello enfrentou um problema com sua Williams e bateu na subida para o cassino. O acidente do brasileiro provocou a segunda entrada do safety-car.

Após a relargada, nova intervenção do carro prateado aconteceu quando a tampa do bueiro, na curva Massenet, local do acidente de Barrichello, escapou. O safety-car ficou na pista por apenas três voltas.

Sem grandes surpresas a corrida seguiu para as voltas finais, até que restando três giros para a bandeirada, um acidente entre Jarno Trulli e Karun Chandhok provocou a última entrada do carro-madrinha. Com a bandeira verde dada na reta principal, apenas para os pilotos cruzarem a linha, Schumacher atacou e passou Alonso na curva final, fechando em sexto. A situação gerou bastante discussão sobre o que diz a regra.

Lideres empatados

Com o resultado de Mônaco, Webber e Vettel – dupla da Red Bull -, assumiram a liderança do campeonato, com 78 pontos. O australiano leva vantagem por ter duas vitórias, contra uma do alemão.

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, com o GP de Istambul, na Turquia, sétima etapa da temporada 2010.

Confira o resultado final da prova:

1) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)

3) Robert Kubica (POL/Renault)

4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

5) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)

6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

8) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

9) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)

10) Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)

11) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

12) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) *punido em 20 seg.

OUT) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

OUT) Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)

OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)

OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)

OUT) Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)

OUT) Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)

OUT) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)

OUT) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)

OUT) Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)

OUT) Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)

OUT) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)

OUT) Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.